Espirais de queijo e piripiri

Faz 30 doses.

Escolha um queijo bom e de sabor intenso para estes pequenos canudos. Misture 115 g de farinha e 85 g de manteiga (sólida e cortada em cubos) na batedeira até parecer pão ralado.

Junte 85 g de queijo cheddar ralado, meia colher de chá de piripiri em pó, uma colher de chá de molho inglês e misture até ter uma massa macia. Faça uma bola com a massa, embrulhe em película aderente e deixe no frigorífico durante 15 minutos. Aqueça o forno a 170 ºC (nº 3 se for a gás). Estenda a massa numa superfície levemente enfarinhada até ficar com 3 mm de espessura. Corte-a em tiras com aproximadamente 1,5 cm de largura por 8 cm de comprimento.

Torça-as em espiral e coloque num tabuleiro de forno. Leve ao forno durante 10 a 15 minutos, até ficarem douradas e estaladiças. Passe-as para uma grelha para arrefecerem. Se gostar, polvilhe-as com pimentão doce antes de servir.

(Fonte: Vogais “500 Entradas”)

Espirais de queijo e piripiri

Fritos de ninhos de aletria

Faz 24 doses.

Perfeitos para abrir o apetite. Sirva-os sozinhos ou com molho de malagueta doce. Parta 115 g de aletria aos bocados para dentro de uma taça e junte água a ferver até cobrir. Reserve durante cinco minutos até a massa amolecer. Escorra bem a massa e reserve na mesma taça.

Polvilhe com uma malagueta encarnada picada, uma colher de chá de cominhos em pó, uma chalota picada. Tempere com sal e misture bem. Aqueça cerca de 5 cm de óleo a 190 ºC na fritadeira ou até um cubinho de pão alourar em um minuto.

Frite a massa às colheradas: encha uma colher de sopa de massa e deite no óleo, achatando-a com uma colher escumadeira. Deixe fritar durante dois minutos até estar dourada e estaladiça.

Retire e escorra em papel de cozinha. Sirva imediatamente.

(Fonte: Vogais “500 Entradas”)

Fritos de ninhos de aletria

Espinafres com alho e pinhões

Serve 4.

Entrada clássica, simples, mas que também pode complementar azeitonas marinadas e alcachofras servidas em pão torrado.

Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa frigideira e frite duas colheres de sopa de pinhões durante dois minutos até ficarem dourados. Acrescente dois alhos esmagados e frite em lume brando durante 30 segundos.

Acrescente de seguida 250 g de espinafres e deixe cozinhar, mexendo e virando as folhas, durante três minutos, até amolecerem.

Tempere com sal e pimenta e sirva de imediato.

(Fonte: Vogais “500 Entradas”)

Espinafres com alho e pinhões

Pão escuro de centeio com caviar de beterrabas e natas

Serve 4.

O sabor particular do pão de centeio integral combina muito bem com a beterraba doce e as natas.
Misture uma colher de chá de vinagre balsâmico, uma colher de chá de azeite e meia colher de chá de mostarda com sementes numa tigela grande. Ponha duas beterrabas cozidas, em cubinhos, dentro da mistura anterior e envolva-as bem no molho.

Corte quatro  fatias de pão de centeio integral ou de trigo integral em quatro quadrados e disponha-os numa travessa. Cubra os quadrados com uma colher de natas azedas e uma colher de cubinhos de beterraba. Polvilhe com o cebolinho picado e sirva.

(Fonte: Vogais “500 Entradas”)

Pão escuro de centeio com caviar de beterrabas e natas

Quadrados caramelizados de cebola e anchovas

Serve 12.

Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa frigideira grande. Junte-lhe uma cebola grande cortada ao meio e em rodelas finas, tempere e polvilhe com uma colher de chá de folhas frescas de tomilho. Deixe refogar lentamente durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até estar bem macio.

Acrescente duas colheres de chá de açúcar castanho e mexa durante dez minutos até a cebola ficar dourada e pegajosa. Verifique o tempero.

Aqueça o forno a 190 ºC (nº 5 se for a gás). Coloque 375 g de massa folhada já pronta num tabuleiro e espalhe a cebola por cima. Depois acrescente 55 g de filetes de anchovas de lata (escorridos e cortados ao meio no comprimento), formando um padrão de grade.

Deixe cozer durante 25 minutos, até a massa folhada estar dourada e estaladiça. Corte em 12 quadrados e sirva quente, morna ou à temperatura ambiente, polvilhada com tomilho.

(Fonte: Vogais “500 Entradas”)

Quadrados caramelizados de cebola e anchovas

Espargos enrolados em presunto com maionese de limão

Serve 4.

Esta sofisticada entrada torna-se irresistível a acompanhar um aperitivo ou mesmo como prato mais formal.

Aqueça o forno a 190 ºC (nº 5 se for a gás). Misture 120 ml de maionese, a raspa da casca de um limão, uma colher de sopa de sumo de limão, uma colher de sopa de cebolinho fresco picado e deite numa taça de servir. Cubra com película aderente e leve ao frigorífico. Embrulhe 200 g de pontas dos espargos nas tiras provenientes de oito fatias finas de presunto, coloque-as no tabuleiro e regue-as com azeite. Polvilhe com um pouco de pimenta preta e deixe cozinhar durante seis a sete minutos.

Coloque os espargos embrulhados numa travessa e sirva com a maionese de limão.

(Fonte: Vogais “500 Entradas”)

Espargos enrolados em presunto com maionese de limão

Patê de feijão branco e pesto

Serve 4.

Sirva este cremoso patê de feijão juntamente com legumes crus bem frescos, cenouras descascadas, tomates cerejas e tiras de pimento vermelho.
Misture 400 g de feijão de conserva escorrido, um alho esmagado, um quarto de colher de chá de piripiri, três colheres e meia de sopa de pesto verde (de compra) e duas colheres de sopa de azeite num liquidificador até obter um puré macio.

Acrescente uma colher de chá de sumo de limão para dar gosto. Passe o patê para uma taça e sirva.

(Fonte: Vogais “500 Entradas”)

Paté de feijão branco e pesto

Ovos de codorniz com pasta de azeitonas pretas

Serve 4.

Os ovos de codorniz ficam deliciosos quando mergulhados numa pasta de azeitonas pretas salgadinhas e anchovas.

Coloque uma panela de água a aquecer. Quando levantar fervura insira 12 ovos de codorniz e deixe ferver durante quatro minutos. Despeje a água quente sem retirar os ovos e volte a encher a panela com água fria, deixando-os arrefecer.

Para fazer a pasta, ponha 200 g de azeitonas pretas sem caroço, dois alhos esmagados, três filetes de anchovas e duas colheres de sopa de azeite no liquidificador. Tempere com pimenta preta e bata até obter um puré macio. Acrescente sumo de um limão para avivar o sabor. Ponha a pasta numa tacinha e coloque-a no meio de uma travessa.

Tire metade da casca de cada ovo, deixando uma parte que se possa pegar com a mão. Coloque-os na travessa em redor da tacinha da pasta e sirva.

(Fonte: Vogais “500 Entradas”)

Ovos de codorniz com pasta de azeitonas pretas

Bolachinhas de anchovas

Estes saborosos salgadinhos são ideais para acompanhar uma bebida antes do jantar.

Bata na batedeira 55 g de farinha, 55 g de manteiga (sólida e cortada em cubos), 28 g de queijo parmesão (ralado na hora), quatro anchovas de lata escorridas e um quarto de colher de chá de pimenta preta moída até obter uma massa macia.

Faça uma bola com a massa, embrulhe-a com película aderente e deixe-a no frigorífico durante 15 minutos.

Aqueça o forno a 200 ºC (nº 6 se for a gás). Unte levemente com manteiga dois tabuleiros de forno. Estenda a massa numa superfície levemente enfarinhada até ficar com cerca de 3 mm de espessura e depois corte-a em círculos com uma forma de 3 cm de diâmetro.

Depois amasse novamente as sobras da massa para fazer mais círculos. Coloque as bolachinhas no tabuleiro e leve-as ao forno durante seis minutos, até ficarem douradas. Passe-as para uma grelha para arrefecerem.

(Fonte: Vogais “500 Entradas”)

Bolachinhas de anchovas

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.