Sabia que uma porção de ervilhas equivale a duas colheres de sopa (cerca de 75 g)? A ervilha é uma leguminosa muito nutritiva, e das minhas favoritas – confesso - pelo sabor doce e pela cor também.

A ervilha pode ser dividida em dois grupos: ervilha torta (consumida em vagens tenras e verdes) e a ervilha rasteira (consumida em grãos verdes ou secos). Regularmente o que comemos é a ervilha em grão ou seca.

O consumo regular das ervilhas é positivo para a nossa saúde global, principalmente na estação da Primavera. No que diz respeito às vantagens do seu consumo, veja...

- Nutricionalmente a ervilha destaca-se pelo alto teor de hidratos de carbono complexos (os bons e de absorção lenta) e de proteína vegetal (5,9% em cada 100g). Assim, são bastante equilibradas e permitem evitar os picos de índice glicémico;

- Apresenta um baixo teor de gorduras (0,5% em cada 100g) e um bom aporte de fibra (5,1% em cada 100g).

Quando comeu pela última vez ervilhas, campeãs das baixas calorias?

- As ervilhas são óptimas fontes de vitamina A, B e C. As vitaminas do complexo B são muito importantes para o funcionamento do sistema nervoso e saúde mental. Ao nível dos minerais, as ervilhas são importantes pela presença de potássio, fósforo e ferro.

- São boas aliadas para uma boa saúde do sistema digestivo e também na regularização do fígado (daí serem interessantes para consumir na primavera).

Como comer ervilhas? Da sopa, ao patê, aos estufados, às saladas e aos purés. Temos muitas opções para ir variando o consumo de ervilhas que são também um poderoso aliado para nos dar cor e doçura ao prato.

Ora espreite três sugestões de receitas com ervilhas. Vai experimentar?

Tosta com patê de ervilha

Esta Tosta com patê de ervilha é uma opção bastante interessante para ter como entrada, snack, petisco – em alternativa aos tradicionais cremes de barrar, hummus, entre outros. Para além de ter uma cor bem atrativa, é uma opção equilibrada.

Tosta com patê de ervilha
créditos: Green Smiles

Estufado de ervilhas e tofu

Este Estufado de ervilhas e tofu é muito rápido de preparar e delicioso. De sabores bem tradicionais, com o louro e salteado de cebola, eleva as ervilhas e o tofu a outro patamar.

estufado de ervilha e tofu
créditos: Green Smiles

Zoodles de cogumelos e molho de mostarda

O que gosto mesmo nesta receita de Zoodles de cogumelos e molho de mostarda  é a facilidade de preparação. Basta espiralizar a curgete com o afia culinário, saltear, juntar e já está. Não demora mais de 15 minutos.

Zoodles de cogumelos e molho de mostarda
créditos: Green Smiles

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.