1- Torne a hora da refeição na hora da imaginação. Pratique exercícios de criatividade e imaginação, durante a refeição, com jogos e histórias. Por exemplo, se fizer creme de cenoura, pode sempre dizer que é a sopa preferida do Bugs Bunny ou se preparar brócolos pode dizer que eram os legumes preferidos do Tarzan. Seja criativo também!
2- Faça um prato colorido e diferente. Tente brincar com os alimentos, por exemplo, faça uma cara engraçada no prato com os legumes. As crianças gostam de coisas diferentes e divertidas.
3- Convide um amigo do seu filho que goste de legumes para almoçar ou jantar. Ele vai adorar ter companhia.
4- Varie nos pratos. Dê ao seu filho os vegetais de várias maneiras, por exemplo, se não gostar de cenoura cozida, experimente preparar de outra maneira. Veja aqui a receita de cenouras crocantes com molho especial.
5- Dê os legumes como primeira opção. A fome é tanta que vão comer o que houver. Antes de servir o almoço/jantar, dê como aperitivo um pequeno prato de legumes.
6- Convide o seu filho a cozinhar os legumes consigo. Desta maneira, quando o seu filho se sentar à mesa vai se sentir na obrigação de os comer, sendo que foi este que os fez.
7- Se fizer birra, deixe-o fazer. Fale de outra coisa à mesa sem ser da comida e não lhe peça para comer os legumes como se ele lhe fosse fazer um favor.
8- Misture legumes. Há legumes que os miúdos gostam mais do que outros, experimente misturar e, desta maneira, vai conseguir que comam tudo.
9- Nunca castigue o seu filho por não comer. Isto vai fazer com que ele relacione um determinado alimento a uma experiência negativa.
10- Seja flexível. Se o seu filho já tiver comido as cenouras e a couve-flor, não o obrigue a comer os brócolos se este não quiser. Seja paciente e, futuramente, pode ser que ele comece a comer tudo.
Veja as sugestões que temos para si e para os mais novos:
Comentários