Gasta demasiado dinheiro em alimentação e não consegue estabelecer nem cumprir um orçamento? Acaba sempre por comprar alimentos a mais ou a menos? Deixa estragar os alimentos? Se a resposta for um “sim” a uma ou mais destas perguntas, terá chegado o momento de acertar a agulha da gestão que faz dos alimentos que adquire e manuseia. De acordo com Teresa D’Abreu, autora do livro Mais por menos, comer bem por 2,5 euros a dose (edição Arena), a resposta às questões atrás enunciadas, resume-se a uma palavra: Organização.

No livro que entrega aos escaparates, Teresa D’Abreu, autora do blogue Healthy Bites, apela a um consumo mais consciente, com receitas económicas, mais saudáveis e minimizando o desperdício alimentar.

Ervilhas com lulas e ovos escalfados
Ervilhas com lulas e ovos escalfados
Ver receita completa

Contas feitas, como refere a autora na introdução à obra, “a poupança que vai alcançar depois de colocar todas as dicas em prática depende sempre do seu ponto de partida mas, caso esteja a partir do zero e não coloque ainda nenhuma destas dicas em prática, posso garantir-lhe que facilmente reduzirá a conta de supermercado em cerca de 150 euros mensais, para uma família de quatro pessoas”.

Teresa D’ Abreu não faz segredo do seu caminho para a poupança. Fá-lo com inúmeros planos, dicas e truques para evitar o desperdício, aproveitar as sobras e, no geral, poupar desde o momento da ida às compras, até ter a refeição na mesa. Por exemplo, no que toca ao planeamento de refeições, a autora baseia-o num método por categorias: o Dia sem Carne, o Dia do Hambúrguer, o Dia da Pizza, o Dia das Saladas, tantos dias quanto a imaginação ditar. Categorização que nos permite variar a alimentação e experimentar novos ingredientes.

Canelones de beringela
Canelones de beringela
Ver receita completa

Planeamento de refeições que não surge despojado de alertas ao que pode correr menos bem na hora de planear: complicar, não aproveitar os ingredientes ao máximo ou não seguir a lista de compras à risca.

“Felizmente, o planeamento de refeições é uma das melhores formas de estabelecer um orçamento e cumpri-lo, protegendo-o de gastos excessivos e por impulso”, adverte a autora no capítulo que dedica “às dicas para comprar e cozinha comida deliciosa sem gastar demasiado”. Por exemplo, usar sempre os ingredientes por ordem de perecibilidade, prestar atenção à sazonalidade dos alimentos, e revelar algum realismo face aos preços promocionais.

Teresa D´Abreu recorda-nos a lista dos ingredientes “mais amigos do orçamento” (entre eles, as leguminosas, conservas, massas e os ovos) e aponta-nos o caminho para a meta do desperdício zero, com base em técnicas de conservação (pickles, chutney), e reutilização das sobras (por exemplo em pizzas, omeletes, burritos, pataniscas).

Da teoria à prática, o livro apresenta-nos 50 receitas de refeições principais, todas elas, de acordo com a autora, a apresentarem um compromisso para com o leitor, o de orçarem 2,5 euros, ou menos, por dose.

Mais por menos, comer bem por 2,5 euros a dose é o terceiro livro de Teresa D´Abreu, depois de Healthy Bites e Healthy Bites: Edição Marmitas. A autora, nascida em Lisboa em 1984, criou o blogue Healthy Bites em 2017, após o nascimento da sua filha.

comer mais por menos
comer mais por menos créditos: Arena