O Frade, restaurante localizado em Belém, reabre ao público mantendo a matriz de gastronomia tradicional portuguesa, nomeadamente a da mesa alentejana, embora com algumas incursões por outras cozinhas nacionais.

O balcão característico deste espaço manterá apenas oito lugares, cumprindo assim as regras de segurança impostas pela pandemia de COVID-19. Como novidade, a esplanada, também com oito lugares.

No restaurante O Frade é de aconchego a cozinha com o tempero da nostalgia
No restaurante O Frade é de aconchego a cozinha com o tempero da nostalgia
Ver artigo

Adicionalmente, o projeto dos chefes de cozinha Carlos Afonso e de Sérgio Frade ganhou novas valências: integrou o take away e as entregas ao domicílio (através da Uber Eats) no seu serviço. Passa a receber pequenos eventos privados de oito pessoas no seu espaço, ao estilo de “Frade & Friends”.

O chefe de cozinha poderá também deslocar-se a casa para jantares privados, numa versão de “O Chef Frade na sua cozinha”. Carlos Afonso cozinhará os pratos típicos de “O Frade”, mas não diz que não a um desafio, desde que se situe no seu âmbito, o da cozinha tradicional portuguesa.

“Aquilo que começou por parecer um grande desafio, face à pandemia e às restrições que ela impunha, acabou por transformar-se numa oportunidade que encaramos com positivismo”, explica Carlos Afonso. “Expandimos a nossa marca, as nossas valências, transmitindo ainda mais a alma e a energia que nos caracteriza. Os sabores, esses, vão estar ainda mais apurados e destacar as nossas memórias de infância, que os nossos clientes tanto valorizam”.

Restaurante O Frade convida Lisboa a provar a cozinha alentejana e um vinho da talha DOC
Berbigão à Bulhão Pato.

Filhos de duas irmãs, apesar de terem sido criados juntos, os primos de Beja tiveram percursos muito distintos. No entanto, a paixão pela boa comida, pelo vinho e o regresso às origens juntou-os num projeto que lhes é muito querido.

Carlos Afonso estudou na escola de hotelaria de Portalegre. O seu percurso profissional levou-o a estagiar e trabalhar na Holanda, na Bélgica e no País Basco. Por terras lusas, fez a abertura do Marmoris em Vila Viçosa, com Alexandre Silva, passou pelas cozinhas do Tabik e da Bica do Sapato. Mais recentemente, esteve dois anos e meio no Algarve, onde trabalhou no Ocean com o chef Alemão Hans Neuner e na abertura do Hotel Avenida em Lagos. Aos 32 anos, já com um currículo brilhante, Carlos Afonso decide voltar às origens e à gastronomia portuguesa usando apenas os melhores ingredientes.

O Frade

Calçada da Ajuda, nº 14 (Belém), Lisboa

Horário: De terça a sábado, das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 22h30

Contacto: Tel. 939 482 939

Sérgio Frade, o mais velho dos dois primos, seguiu um caminho mais desportivo, que o levou a estudar educação física em Lisboa. Após uma carreira no ramo do ensino e como atleta de alta competição, dedicou-se ao ramo imobiliário, passando uma temporada no Brasil antes de regressar a Portugal para investir no mercado local e juntar-se ao seu primo n’O Frade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.