Em novembro último a Baixa de Lisboa, não muito longe da Rua da Madalena, passou a ter um Prado. E é de verde que trata este restaurante, porta número dois na Travessa das Pedras Negras. Todos os vinhos da carta são portugueses, naturais, orgânicos ou biodinâmicos e o que chega à mesa no que respeita a comida tem de ter chancela lusa e muito ao jeito do conceito “Farm to Table” (algo como “do produtor à mesa”).

Um princípio que é quase um manifesto que podemos ler na página do restaurante: “Todos os nossos pratos são baseados em ingredientes nacionais, sazonais e frescos.
Basicamente, se não for da época, não vai à mesa”. O mesmo não significa que neste Prado encontremos cozinha encostada apenas ao receituário nacional. Há incursões por sabores de outros idiomas.

Restaurante: Há um Prado novo em Lisboa e tudo é mais verde
Prado

É António Galapito, o jovem chefe de cozinha que esteve radicado na capital inglesa, Londres, a trabalhar com o chefe Nuno Mendes (Taberna do Mercado), quem lidera a mesa deste Prado. Não espere encontrar uma carta acomodada. Ou seja, as sugestões mudam de acordo com a disponibilidade dos alimentos. Isto para cumprir os mandamentos da casa.

Neste início de 2017 vai encontrar na ementa do Prado um elenco de pratos com algumas sugestões bem em conta, como o Peixe-espada preto, chagas e rabanetes (7,8 euros) ou o Lombinho de porco preto com marmelos e pimento chocolate (10,00 euros).

Restaurante: Há um Prado novo em Lisboa e tudo é mais verde
créditos: Prado

Isto nos principais. Nos petiscos aponte, por exemplo, à Tosta de toucinho fumado e maçã florina (4,5 euros) ou ao Tártaro de Barrosã e couve-galega grelhada (5,00 euros).

A pesar um pouco mais na carteira, a Vazia de vaca Barrosã e salada de alfaces (25,00 euros) ou o Lombo de porco preto, shikuasa e acelgas (18,00 euros).

No que toca ao item sobremesas vamos esquecer os já cansados Doce da casa ou a Mousse de chocolate. Este Prado dispensa os clássicos do costume e aponta o paladar para outras latitudes gustativas. Peça a Batata-doce, gelado de leite fumado e mel (5,00 euros) ou o Gelado de bolota, cevada e dulse (5,50 euros).

Prado

Travessa das Pedras Negras, 2 – Lisboa

Contactos: Tel.: 210 534 649; Email: info@pradorestaurante.com

Fecha à terça-feira.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.