Com um imponente pé direito e uma sala de grandes dimensões, o espaço do Cais da Pedra é dominado pelos tons verdes e azuis que combinam com o enquadramento exterior. Recentemente renovada, a sala principal mantém a atmosfera industrial e cosmopolita, mas está agora mais acolhedora por conta das plantas e sofás que criam recantos mais resguardados.

À mesa estão os pratos de Henrique Sá Pessoa num contexto descontraído e que convida à partilha, numa ementa que percorre algumas das principais influências na cozinha do chef, da herança gastronómica portuguesa às ligações à Ásia.

“Estes são pratos de matriz portuguesa com o meu toque pessoal. Representam as minhas origens e a minha cozinha”, refere Henrique Sá Pessoa, que além do Cais da Pedra acumula outras parcerias com a Plateform, materializadas nas marcas Alma (2 estrelas Michelin), Tapisco, Balcão (Gourmet Experience do El Corte Inglés), e HSP – Mercado da Ribeira.

Restaurante Cais da Pedra renovou carta com clássicos de Henrique Sá Pessoa
Amuse Bouche

Depois do couvert, onde estão contemplados os já conhecidos Croquetes de novilho com queijo de cabra (1,5 euros), a carta arranca com uma secção de petiscos reforçada com a nova Saladinha de polvo com tomate e coentros (11,5 euros). Juntam-se também o Tártaro de atum (17 euros) e o Ceviche de corvina (17 euros), pratos mais frescos para dias mais quentes. Nas ofertas de saladas, o Cais da Pedra tem agora a Salada de legumes grelhados com queijo de cabra e azeite de tomilho (14 euros) e o Couscous com requeijão de Seia e cenouras glaceadas (10,5 euros).

As opções de peixe do restaurante também mudaram com a entrada do Robalo com Arroz de Amêijoas à Bulhão Pato (20,5 euros) e do Lombo de Bacalhau confitado com puré de grão e tomate confit (18,5 euros). Nos peixes é ainda possível provar a recriação do Bacalhau à Brás (17 euros) de Henrique Sá Pessoa ou os crocantes Filetes de polvo com arroz de feijão, chouriço e espinafres (20,5 euros).

Restaurante Cais da Pedra renovou carta com clássicos de Henrique Sá Pessoa
Amuse Bouche

As carnes trazem uma nova roupagem com o prato de Leitão confitado com puré de grelos e molho de pimenta (19,5 euros) e Magret de pato com puré de aipo, couve e bacon (19,5 euros). Estas especialidades estão listadas junto do Bitoque da vazia (17,5 euros) ou das Bochechas de Porco Alentejano com puré de batata-doce, salteado de couves e bacon (16 euros). Já a oferta vegetariana fica agora com dois pratos, juntando-se ao Caril de legumes (16 euros) o Arroz de tomate confitado com beringela rúcula e parmesão (14,5 euros).

No capítulo das sobremesas, há uma nova adição na carta, a Espuma de Pudim Flan, servida com gelado de pinhão e bolacha salgada (5,5 euros), que agora se junta a outras como o Cheesecake estilo americano (6 euros) ou o Crumble de maçã e framboesas (6 euros).

Cais da Pedra
Avenida Infante Dom Henrique - Armazém B - Loja 9, Lisboa

Horário: todos os dias das 12h00 às 24h00

Contacto: tel. 218 871 651; e-mail caisdapedra@caisdapedra.pt

Para acompanhar as criações de Henrique Sá Pessoa existem várias sugestões da carta de bebidas, desde os vinhos com referências nacionais e internacionais aos cocktails. Estes últimos são criados por Fernão Gonçalves, chef executivo de bar da Plateform, e pela equipa de bar do restaurante. Veja-se o algodão doce que emerge do copo do On the Clouds (gin, canela e morango, 9 euros) — com uma versão infantil para os mais novos, o Baby Clouds (6 euros) —, o Apple Pie (whisky, canela, maçã e crumble, 10 euros) cujo aspeto pode enganar os mais gulosos, ou o original Bottled in Jalisco servido numa garrafa que chega à mesa num pequeno balde (tequila, maracujá e laranja, 9 euros).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.