Depois da abertura do restaurante vegetariano Espécie, na Rua da Picaria, Marta Almendra avança com uma nova iniciativa, também esta no centro da cidade - o Outra Espécie - mais concretamente, junto ao Jardim da Cordoaria. À semelhança do irmão mais velho, o Outra Espécie assenta num registo de petiscos de partilha, mas mais leves e disponíveis o dia todo. “A ideia é que qualquer pessoa, vegetariana ou não, possa visitar-nos durante o dia e, mediante o seu apetite, sentar-se à mesa e aventurar-se numa experiência saborosa, com um ou mais pratos. No fundo, trata-se de uma cantina vegetariana, um espaço aberto e descomprometido mas que convida a uma visita inesperada que acaba por se refletir numa agradável surpresa”, refere Marta Almendra.
A criatividade da carta esteve, uma vez mais, a cargo do chef João Pupo Lameiras que construiu uma ementa vegetariana completamente diferente do restaurante-mãe (Espécie), em que mais de metade é vegana. A inspiração mantém-se fiel à gastronomia do mundo. “A cozinha vegetariana continua a ser uma tendência de mercado, mas acreditamos que somos especiais pela ementa que oferecemos, uma variedade grande de opções gulosas para saborear. Acreditamos que este é um conceito interessante para vegetarianos e não vegetarianos, no fundo para todos aqueles que apreciam uma experiência diferenciada e que estejam recetivos a novas aventuras à mesa”, acrescenta Marta Almendra.
Excetuando as sobremesas, a ementa não estabelece divisões entre entradas e pratos, todavia há doses mais pequenas e outras mais generosas. A ideia pode ser optar por um ou dois pratos se sozinho ou se a visita for mais breve ou, então, selecionar três ou quatro pratos para partilhar e saborear sem pressa.
Nas doses mais pequenas, o destaque vai para a Sopa gratinada de cebola e alho-francês (6 euros), com brie e tomilho; “Tofummus” (5,5 euros), com salada de tomates cereja, ervas e tortilha; Beterraba assada com especiarias e iogurte grego (5 euros) e que acompanha com granola salgada e hortelã.
Nas doses mais compostas, entre outras sugestões, a carta apresenta Katsu sando de beringela (9,5 euros), com couve, veganese de alho e molho tonkatsu; Sanduiche de “grilled cheese” (10 euros), com cheddar e abacate, cebola, tomate seco, espinafres e molho de pimenta preta; Baos ao vapor de shiitake (9 euros), com soja crocante, hoisin de tâmara e pepino e Arroz frito de espargos, edamame e shiitake com ovo (10,5 euros) que inclui chili crisp e ervas frescas.
Para acabar em doce, há Creme de horchata queimado (4,5 euros), de amêndoa, especiarias e pistácio; Tarte de manteiga de amendoim (4,5 euros), com coco, Oreo e doce de framboesa e, para os mais gulosos, Bolo de chocolate húmido (4,5 euros) e Churros com doce de leite (4,5 euros).
Comentários