Quem já provou os méritos à mesa de Joachim Koerper conhece-lhe a assinatura. O chefe de cozinha de nacionalidade alemã há muito que se rendeu aos sabores das latitudes meridionais europeias e, também, ao travo mais exótico da cozinha que nos chega do outro lado do Atlântico, do Brasil. Uma mesa com respeito pela sazonalidade, proximidade aos ingredientes e frescura irrepreensível dos mesmos. Feição da cozinha deste homem, nascido no estado alemão do Sarre, e que casa há mais de 20 anos com as geografias e produtos mediterrânicos.

Isso mesmo, a forte subscrição de Koerper ao sul europeu é aquilo que nos é dado a provar no novo Business Lunch do Eleven, no Jardim Amália Rodrigues, encimando o Parque Eduardo Sétimo. Um restaurante que marca o território gastronómico lisboeta desde 2004, com uma estrela Michelin conquistada no ano posterior à abertura e, excluindo um breve intervalo, mantendo-a até este 2017.

Lisboa: Koerper igual a Koerper no Novo Business Lunch do Eleven. E isso é bom
Vista a partir do Eleven, restaurante inserido no parque Amália Rodrigues, em Lisboa. créditos: Humberto Mouco

No Eleven, de segunda a sexta-feira, aos almoços, sentamo-nos à mesa com a criatividade de Joachim Koerper. Uma refeição com duas opções de entrada, prato principal e sobremesa e com vista larga sobre a capital. Um horizonte espraiando-se sobre o Tejo até encontrar, longe, a cordilheira da Arrábida. Uma paisagem que é convite e deleite para os sentidos, assim como o é o espaço interior onde estão em exposição reproduções de algumas das mais emblemáticas obras pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Arte Antiga. Uma dimensão com apelo sensorial à qual não é alheia a cozinha do chefe germânico. Bem visto, comer é um ato plural, um pacto entre sabor, olfato, visão e até mesmo audição. No Eleven, Joaquim Koerper não quer deixar apenas para o jantar essa experiência sensorial. Uma hora de almoço é, aqui, tempo para exprimir a marca de uma cozinha. Isso mesmo acontece com estes Business Lunches como o próprio Koerper explica à reportagem do SAPO Lifestyle no decurso da apresentação do novo menu. “Tive a preocupação de criar propostas para almoços menos formais do que ao jantar, mas pensados para, em uma hora, exprimir a minha cozinha. Todos os dias muda o elenco de propostas e nenhum prato se repete nos dias e semanas seguintes”. Um processo que obriga a forte criatividade da equipa liderada por Joaquim Koerper que não deixa em mãos alheias todos os méritos da cozinha. Na copa do Eleven trabalham, por exemplo, na pastelaria e em exclusivo, duas pessoas.

Lisboa: Koerper igual a Koerper no Novo Business Lunch do Eleven. E isso é bom
Terrina de Foie-gras com nougat, ginja e queijo fresco de Albernoa

O pão que nos chega à mesa é também ele produto da cozinha do restaurante. Assim como algumas propostas vínicas com marca própria Eleven, fruto da parceria com produtores portugueses, mas também alemães, franceses, espanhóis, entre outras nacionalidades. Isso mesmo nos explica Miguel Júdice, proprietário do Eleven, sublinhando "a forte aposta na carta de vinhos com mais de 300 referências. O azeite chega à mesa também com a nossa marca, isto numa aliança com a Herdade da Malhadinha Nova”. Uma trilogia de pão/vinho/azeite que coadjuva na experiência global deste menu Business Lunch. Na estreia do mesmo, Joachim Kroeper dá-nos a provar, como abertura da refeição, uma Rascasso, cenoura e açafrão. Em alternativa, A Nossa Minestrone. Quanto ao principal, um Sortido de Peixe da Nossa Costa, milho e Beurre-blanc. Em alternativa, ainda no que respeita ao prato de substância, a Vazia com maçã Granny Smith e massa fresca. Para fechar, à sobremesa, Banana, amendoim e caramelo ou Framboesa e beterraba. Transversal a todas as opções, a marca deste chefe tido como um dos dez melhores da Península Ibérica. Ou seja, disciplina sem faltar diversão, sabor e multiplicidade nos ingredientes sem se perder o norte dentro do prato. Ingredientes portugueses, sem que se feche a porta a outros territórios gastronómicos que nascem da permuta entre diferentes cozinhas, nomeadamente aquelas com travo tropical.

Lisboa: Koerper igual a Koerper no Novo Business Lunch do Eleven. E isso é bom
Creme de abóbora com mexilhão e chips de alho

Extravasando a dimensão deste Business Lunch e, de acordo com Miguel Júdice, “teremos para breve novidades quanto à nova carta do Eleven. A carta vai trazer mais Lisboa, produtos portugueses, mas também a sua transformação e evolução. Sempre alicerçado na experiencia do chefe Joachim Kroeper e a sua cozinha com várias ´paisagens`, entre elas a Alemanha e o Mediterrâneo”.

Lisboa: Koerper igual a Koerper no Novo Business Lunch do Eleven. E isso é bom
Fillet de salmonete com lula, manjericão, ameixa caramelizada e emulsão de leite de amêndoa fumado

Recorde-se que o Eleven conta atualmente, para além da Carta sazonal, com dois menus de degustação, um de três pratos (“Atlântico”), outro com um elenco mais extenso (“Desconstrução”) e um outro denominado “Lavagante” com a proposta de quatro pratos em torno deste crustáceo.

Estes Businesse Lunches Eleven, com menu pré-fixo, contam com três pratos diferentes: 17,5 euros (um prato), 28,00 euros (dos pratos) e 35,00 euros (menu completo).

Restaurante Eleven
Rua Marquês de Fronteira, Jardim Amália Rodrigues, Lisboa
Reservas: Tel. - 213 862 211; E-mail: 11@restauranteleven.com

O restaurante tem estacionamento privado.

Lisboa: Koerper igual a Koerper no Novo Business Lunch do Eleven. E isso é bom

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.