O Kabuki Lisboa, o primeiro restaurante internacional da marca espanhola com o mesmo nome, abriu as portas ao público a 21 de dezembro nas galerias do Four Seasons Hotel Ritz Lisbon. Um espaço de restauração que faz a fusão da gastronomia japonesa e mediterrânea, a cargo do chef espanhol Andrés Pereda, que veio do Kabuki Komori em Valência, onde chefiou a cozinha durante dez anos, para assumir este projeto em Lisboa.

O novo restaurante na capital engloba três espaços, num ambiente clean, com obras de arte da designer Carlota Pereiro e arquitetura entregue a Maurice Sainz. No piso inferior, está a sala principal onde são apresentados menus de degustação e opções à carta, no piso intermédio o bar Kikubari e, no piso superior, o Kabuki Experience, um espaço mais intimista com um menu exclusivo.

Cozinhas japonesas e mediterrânica em harmonização no novo restaurante Kabuki
Chef Andrés Pereda créditos: Kabuki Lisboa

“Os três ambientes Kabuki Lisboa foram desenhados para proporcionar uma experiência diferente, de uma celebração gastronómica com extrema atenção à harmonização vínica”, refere José António Aparicio, presidente do grupo Kabuki. “O projeto de Lisboa marca o início da expansão internacional, neste país vizinho e no qual identificamos produtos com grande qualidade para desenvolvermos os nossos menus, e um panorama vínico de excelência para os pairings”, sublinha Victor Riego, director de F&B do grupo.

Com capacidade para 72 pessoas, a sala principal oferece a possibilidade de provar os pratos mais icónicos da cozinha Kabuki. A barra de sushi permite uma maior proximidade com a confeção do menu de sushi. Durante o período soft-opening de abertura, os pratos tradicionais japoneses e criações Kabuki podem ser apreciados em formato menu de degustação (100 euros e 135 euros, na versão ampliada), ou menu de sushi. Estarão disponíveis criações Kabuki como o nigiri de ovo estrelado e patê de trufa branca, nigiri toro al pastor e nigiri de bife tártaro, e vários usuzukuris, como o usuzukuri pa amb tomaca ou usuzukuri de carabineiro, ou até pratos como o rabo de boi com molho teriyaki.

O chef Andrés Pereda mudou-se para Lisboa de forma a conhecer a cidade e a identidade gastronómica do país. Esta experiência e conhecimento servem de base para a criação dos pratos apresentados. A ideia de André é que as criações portuguesas-japonesas adquiram, de forma gradual, cada vez mais destaque nos menus.

Kabuki Lisboa
Kabuki Lisboa

O espaço Kabuki Experience, uma sala privada com capacidade para 30 pessoas, apresenta menus especiais, apostados na sazonalidade. Esta zona, no primeiro piso, abrirá a partir de 2022 com o primeiro menu “Tributo ao Atum”, um dos pilares da cultura gastronómica japonesa. Na primavera de 2022, está também planeado abrir um terraço em frente ao restaurante, na rua Castilho, com vista direta para o Parque Eduardo VII.

Filipe Wang, head sommelier com experiência no mundo do fine-dining (ex-Alma, duas estrelas Michelin) é o responsável pela oferta vínica. Com 350 referências, a filosofia do grupo está presente na aposta no champanhe (150 opções), vinhos da Borgonha, riesling, sake e jerez, e nas harmonizações. Neste primeiro projeto internacional, o objetivo passa também por destacar os vinhos portugueses, oferecendo Portos, Madeiras, verticais exclusivas de pequenos produtores nacionais, entre outros. Há vinho para todos os gostos, mas também uma extensa seleção de chás premium servidos sempre prontos a consumir ao cliente (24 referências entre tisanas e chás, e está planeado criar um chá exclusivo Kabuki Lisboa com um produtor nacional), cervejas artesanais e vinho de Jerez criado pelos sommeliers do grupo Kabuki.

Kabuki Lisboa

Rua Castilho, nº 77, Lisboa

Contactos: tel. 212 491 683; e-mail lisboa@grupokabuki.com

 

No bar Kikubari, são vários os cocktails disponíveis, a cargo do barman Guilherme Godinho, todos eles com o selo Kabuki, que podem ser acompanhados por alguns snacks como ostras, caviar, pickles caseiros, e o prego Kabuki. O serviço de sala será orientado por Victor Jardim, gerente do restaurante.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.