O Boca Linda tem como mote fugir dos estereótipos. Nascido no México, Alejandro (Alex), o fundador, sentiu que em Portugal não havia um restaurante que representasse verdadeiramente a gastronomia do seu país natal, sem cair nos clichés. O Boca Linda nasce da intenção de mostrar uma realidade cheia de sabor e ingredientes ancestrais que fazem parte de um Património Imaterial da UNESCO.

Alejandro juntou-se assim ao seu primo, o chef Marco Margain, para trazer até Portugal um restaurante que respeitasse a gastronomia mexicana, sem a reduzir a um lugar-comum. Alex quer mostrar como se come verdadeiramente no México.

Assim, em Lisboa, um mexicano misturou a gastronomia tradicional das várias regiões do México, os ingredientes mais típicos do seu país, um ambiente popular e uma equipa vinda diretamente de várias localidades mexicanas.

Boca Linda, o novo restaurante mexicano em Lisboa que quer fugir dos lugares-comuns
Gabrielle Vieira

O restaurante “usa e abusa” das tortilhas de maíz (milho). Icónico e emblemático, o milho é a base da alimentação mexicana, um testemunho vivo da história e “a comida que os deuses escolheram para alimentar a humanidade”. É o símbolo do México.

O milho é também elevado no menu. Esquites representam a variedade cultural do México – são uma das street foods mais famosas do país e podem ser comidas de forma diferente, dependendo da região. No Boca Linda, constam entre as entradas, ao lado de opções como o Guacamole com chapulines (grilos, em português), Pico de gallo y totopos de la tierra, e Tremocos con chile.

Através das receitas passadas pela sua avó, Alex e o seu primo, o chef Marco Margain, apresentam um conjunto de sugestões gastronómicas cheias de aromas, texturas, cores e sabores, com pratos próprios da rotina mexicana, passando pelos tradicionais Tacos e Quesadillas, pelos Ceviches, Tostadas e Ensaladas.

Boca Linda, o novo restaurante mexicano em Lisboa que quer fugir dos lugares-comuns
Gabrielle Vieira

A opção de Ceviches y Tostadas contempla pratos como Aguachile verde mixto, Vuelve a la Vida e Ceviche de Pescado Boca Linda. No que respeita ao menu de Tostadas, pode-se optar entre o atum, o peixe, o polvo, o camarão, todas servidas em duas unidades.

Há oito tipos de Tacos diferentes: entre as diversas opções estão os Tacos de pastor del trompo, os Tacos de cochinita pibil, os Tacos de barbacoa, os Tacos de arrachera com e sem queijo, os Tacos baja de pescado, os Tacos de camarón e os Tacos veggie.

O espaço traz para Portugal o Trompo, em que a carne é assada durante horas e de onde é retirada diretamente para os tacos ou para a gringa.

Há também pratos para partilhar entre amigos, como Tuétano, Pulpo, Arrachera e o Pescado Bicolor, um prato que chega pela primeira vez a Portugal, apresentado com duas salsas, verde e rojo – as cores da bandeira mexicana.

Boca Linda

Calçada Marquês Abrantes, n.º 94, Lisboa

Contacto: tel. 937 041 918

O menu conta, ainda, com sobremesas que fazem jus ao melhor da gastronomia mexicana: Dulce de Calabaza, Pan de elote, Tarta de higo e o Brownie de chocolate picante.

A carta oferece uma seleção de cocktails emblemáticos, e que estão disponíveis em três versões cada um: Mezcal, Michelada e a tradicional Margarita.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.