A Doença de Huntington é uma doença neuro degenerativa crónica do sistema nervoso central, tendo como origem a mutação autossómica dominante no gene que codifica uma proteína chamada Huntingtina.
Estima-se que na Europa cerca de 2 milhões de pessoas sofram de Doença Inflamatória Intestinal. A doença de Crohn e a Colite Ulcerosa são duas doenças intestinais crónicas. Os sintomas são angustiantes e debilitantes e frequentemente são semelhantes a outras patologias, dificultando assim um claro d
O diagnóstico clínico da Esclerodermia pode ser difícil, porque os sintomas sobrepõem-se a muitas outras patologias. O laboratório de Patologia Clínica constitui um auxílio importante, pois existem numeroso autoanticorpos que podem ser estudados para suportar este diagnóstico.
Esclerodermia é uma doença autoimune, inflamatória crónica, de causa desconhecida, que afeta a pele e outros órgãos. Conheça as explicações da médica Maria José Rego de Sousa.
O cancro é considerado uma doença genómica, em que alterações no ADN do tumor geram uma multiplicação descontrolada das células. Este comportamento invasivo origina a metastização e a resistência a fármacos tornando a terapêutica ineficaz.
Sendo uma doença autoimune, o diagnóstico precoce da Artrite Reumatoide é de extrema importância. As explicações são da médica Maria José Rego de Sousa.
A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune sistémica, crónica e progressiva de etiologia ainda desconhecida. As explicações são da médica Maria José Rego de Sousa.
A gonorreia é uma infeção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gnorrhoeae, sendo a mais comum e a Organização Mundial de Saúde estima que surjam por ano cerca de 62 milhões de casos clínicos.
O sistema imunitário divide-se em duas categorias: imunidade inata e adquirida. O sistema imune inato é composto por um conjunto de proteínas e recetores primitivos que defendem e ajudam as células do sistema imune adquirido e é a primeira linha de defesa do organismo.
O sarampo é uma das infeções virais mais contagiosas, transmitindo-se pessoa a pessoa através de gotículas ou aerossóis. Habitualmente a doença é benigna mas em, em alguns casos, pode ser grave ou mesmo fatal.
A presença do Mycoplasma genitalium em doenças do aparelho reprodutor feminino e masculino tem sido comprovada em diversos casos clínicos. No caso de pacientes do sexo feminino tem sido associada a múltiplas complicações obstétricas incluindo infertilidade, aborto espontâneo, morbilidade neonatal e
A bactéria Mycoplasma genitalium é uma causa comum de uretrite no homem e de cervicite na mulher, sendo recentemente reconhecida como uma IST. Através do contacto sexual, pequenos organismos micoplásmicos são transferidos alojando-se no sistema reprodutor masculino e feminino.
A Malária é uma parasitose causada pelo protozoário intracelular Plasmodium e é transmitida ao ser humano pela picada do mosquito Anopheles. Existem quatro espécies de Plasmodium: Vivax, Falciparum, Ovale e Malariae. A espécie Vivax é a mais comum e a Falciparum a mais grave, sendo em determinados
Treponema pallidum é uma bactéria patogénica da ordem Spirochaetales e da família Treponemataceae que pode transmitir diferentes doenças ao ser humano, como a Sífilis, a Pinta ou a Bouba.
O cancro é atualmente a doença com maior taxa de mortalidade a nível Mundial. O carcinoma da próstata é um dos problemas de saúde mais preocupantes que acometem a população masculina.
O doseamento do Ácido Vanilmandélico (VMA) e do Ácido Homovanílico (HVA) através da cromatografia líquida de alta definição (HPLC) auxilia a deteção de tumores secretores de catecolaminas como é o caso do Neuroblastoma.
O neuroblastoma é um tumor derivado das células da crista neural que pode surgir em qualquer parte do sistema nervoso simpático periférico. Cerca de 65% dos neuroblastomas localizam-se no abdómen e mais de metade tem origem na glândula suprarrenal. As principais vias de metastização são a linfática
Diariamente, e em todo o mundo, são diagnosticados novos casos clínicos de cancro, pelo que a investigação contínua nesta área de intervenção é fulcral.
A Clamídia é uma das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) mais prevalente em Portugal, podendo esta patologia ser transmitida por contacto sexual. Esta doença de origem bacteriana é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.
As Infeções Sexualmente Transmissíveis são transmitidas de pessoa para pessoa por via sexual, de mãe para filho (durante a gestação e parto) e por via endovenosa. Os esclarecimento da médica Maria José Rego de Sousa.
Na origem das doenças infecciosas estão microrganismos que se reproduzem e evoluem rapidamente, colocando em risco a vida do seu hospedeiro, o homem. O Vírus do Papiloma Humano (HPV) infeta as células da pele e mucosas e possui mais de 200 serotipos diferentes. Leia a opinião e os conselhos do médic