O carcinoma gástrico, habitualmente, não se torna sintomático até que exista doença extensa. Os sintomas precoces são inespecíficos, como perda de peso, náuseas, vómitos, anorexia e fadiga.
A citologia cervical permite detetar as células infetadas pelo HPV enquanto o teste de pesquisa de HPV deteta o agente na origem da doença, permitindo distinguir que pacientes estão em risco de ter ou vir a desenvolver cancro, pelo que são metodologias de diagnóstico complementares.
O Carcinoma Gástrico é o quarto tipo de cancro mais comum a nível mundial, precedido pelas neoplasias do pulmão, mama e colon-rectal. A taxa de incidência é superior em homens e aumenta com o avanço da idade, sobretudo a partir dos 50 anos.
Anualmente são diagnosticados aproximadamente mil novos casos de Cancro do Colo do Útero em Portugal. Somos o país da Europa Ocidental com a taxa de incidência mais elevada nesta tipologia de carcinoma.
As células do pulmão são responsáveis pela formação do tecido pulmonar, reproduzindo-se e gerando novas células e quando danificadas ou ao envelhecer, morrem naturalmente.
As infeções urinárias resultam da invasão e multiplicação de bactérias na urina e respetiva inflamação da bexiga e rins. A possibilidade do feto nascer prematuro ou apresentar baixo peso à nascença, tornam as infeções do trato urinário complicações relevantes no período gestacional.
O Carcinoma Epitelial do Ovário, regista a taxa de mortalidade mais elevada comparativamente com as restantes neoplasias invasivas do aparelho genital feminino, com elevado ratio mortalidade/incidência.
O Carcinoma Pancreático compreende cerca de 3% de todos os cancros e é a segunda neoplasia maligna mais frequente no tubo digestivo, após o cancro do cólon e a quinta causa de morte mais frequente por cancro.
A Hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHB e representa um grave problema de saúde pública mundial por ser umas das principais causas de doença hepática crónica, cirrose e carcinoma hepatocelular.
A infeção Neonatal pelo vírus Herpes Simplex é responsável por uma elevada taxa de morbilidade e mortalidade. A transmissão do vírus ao recém-nascido pode ocorrer por infeção genital materna, durante a passagem pelo canal de parto, ou por via transplacentária.
Caracteristicamente, após a infeção primária, o vírus permanece nos gânglios dorsais da região sagrada, de forma latente, ainda que sujeito a reativações periódicas, que originam os episódios recorrentes. A localização ao nível do colo do útero, ao contrário da localização vulvar e perineal, é freq
O Zika é um vírus da família Flaviviridae transmitido aos seres humanos através da picada de um mosquito infetado, sendo o principal vetor a espécie Aedes Aegypti.
A infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) atinge as células do sistema imunológico, afetando a sua função. Na eventualidade dessa infeção ocorrer durante a gravidez ou previamente à gravidez, a futura mãe seropositiva, fica imunodeprimida e suscetível a infeções oportunísticas.
Nos pacientes com cancro, verifica-se um crescimento autónomo do tecido devido à ação de um carcinogénio, que pode ser de natureza física, química ou biológica. As células neoplásicas tumorais podem ser, em quantidade elevada, proteínas que são usadas em laboratório como marcadores tumorais.
O Citomegalovírus (CMV) integra o grupo Herpes Vírus e é considerado um importante agente patogénico nomeadamente quando se manifesta durante a gravidez. A infeção materno-fetal por CMV é a principal causa infecciosa de malformações congénitas, atraso psicomotor e surdez.
Os antibióticos são medicamentos usados para prevenir e tratar infeções bacterianas. A resistência aos antibióticos ocorre quando a resposta das bactérias a estes medicamentos sofre alterações. As bactérias tornam-se resistentes aos antibióticos, e estas por sua vez, podem infetar o Homem.
Na primeira consulta Pré-Natal, todas as mulheres devem realizar testes serológicos para pesquisa da imunidade adquirida para o vírus da Rubéola, de modo a que o médico assistente tenha conhecimento do seu estado imunológico.
A Rubéola é uma doença infeto-contagiosa que se transmite facilmente de pessoa para pessoa, através das secreções respiratórias. É mais comum nas crianças entre os 5 e os 9 anos. Os sintomas geralmente associados são: dores de cabeça, febre baixa e falta de apetite.
A sífilis congénita é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, que se transmite da mãe para o feto através da placenta em qualquer período da gestação e em qualquer fase da doença.
A Sífilis é uma infeção transmitida sexualmente que pode atingir a grávida e o feto em qualquer altura da gestação. No adulto quando não tratada, evolui de Sífilis primária para secundária e latente ou terciária. No feto a Sífilis é sempre secundária, devido à disseminação por via hematogénia, co