O aparecimento do vírus durante a gestação pode acarretar problemas para o feto, pelo que o despiste da Hepatite B integra o painel de testes do rastreio pré-Natal.

O diagnóstico é confirmado com recurso à serologia, pela pesquisa do antigénio de superfície do vírus da Hepatite B (Ag HBs). Os testes serológicos são exames realizados com amostras de sangue venoso periférico, para despistar a presença de anticorpos produzidos pelo sistema imunitário contra antigénios oriundos de agentes infecciosos, de modo a determinar a sua quantidade ou concentração. Podem detetar a proteína do vírus da Hepatite B antes do aparecimento dos primeiros sintomas e em gestantes assintomáticas.

Assim, esse modo, a primeira linha de testes a serem utilizados para o despiste da eventual presença do vírus da Hepatite B são: a pesquisa do antigénio HBs (AgHBs) e do anticorpo anti-HBc (Ac. HBc). O AgHBs é uma proteína existente na superfície do vírus e que surge no sangue entre 1ª a 10ª semanas após a exposição ao vírus. Um resultado positivo revela que o vírus da Hepatite B está presente na corrente sanguínea.

O anticorpo anti-HBc, pode ser IgM ou total (IgG+IgM) e é pesquisado para que, caso a doente se encontre no chamado “período de janela” (em que o Ag HBs já desapareceu e ainda não surgiram os anticorpos anti-HBc), as doentes infetadas não seja consideradas como não apresentando infeção pelo VHB. No caso de infeção aguda, o ac. anti-HBc IgM surge positivo.

É importante detetar a presença do vírus antes da conceção ou no início da gravidez, porque os recém-nascidos são bastante vulneráveis e 90% dos bebés infetados tornam-se portadores do vírus.
Identificando as gestantes positivas para o AgHBs é possível uma intervenção precoce e eficaz no recém-nascido com administração de uma vacina de imunoglobulina, nas primeiras 12 a 24 horas de vida, o que reduz o seu risco de infeção, em 95% dos casos.

Por Maria José Rego de Sousa, Médica, Doutorada em Medicina, Especialista em Patologia Clínica

Maria José Rego de Sousa, Médica, Doutorada em Medicina, Especialista em Patologia Clínica

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.