A Hipercolesterolemia Familiar, geralmente designada de colesterol hereditário, é uma doença genética e hereditária, originada pela mutação no gene responsável pela remoção do colesterol LDL do plasma.
O termo Dislipidémia é utilizado para designar as alterações dos lípidos (gorduras) no sangue, o que constitui um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma vez que estão na origem da aterosclerose.
O perfil lipídico consiste num conjunto de exames que visa avaliar o risco de desenvolvimento de doença coronária, sendo um excelente indicador do risco de enfarte do miocárdio ou de acidente vascular cerebral, causados por depósitos irregulares de gordura nas artérias (aterosclerose).
As doenças cardiovasculares afetam o sistema cardiovascular, composto pelo coração e vasos sanguíneos, incluindo as artérias, veias e vasos capilares e são a principal causa de morte em Portugal.
O diagnóstico da Fibrose Quística assenta em três pilares: teste do suor, teste molecular das mutações mais frequentes e sequenciação do gene CFTR. A avaliação clínica é também fundamental para o diagnóstico da doença.
A fibrose quística é uma doença genética, que apesar de rara, afeta uma em cada 7.000 pessoas em Portugal. Não existe ainda cura, mas o diagnóstico precoce aumenta substancialmente a esperança média de vida dos doentes.
O teste de pesquisa de parasitas é realizado a partir de uma simples recolha de fezes em recipiente próprio, o que poderá ser feito com facilidade em casa pelo doente.
Devido às elevadas taxas de recorrência e ao risco de progressão do cancro da bexiga, frequentemente é necessário uma vigilância regular dos pacientes em intervalos de 3 meses a um ano, que podem durar vários anos, ou mesmo, toda a vida
O carcinoma da bexiga tem geralmente origem nas células de revestimento da bexiga, isto é, no urotélio e é a décima tipologia de cancro mais diagnosticada no mundo.
O desempenho destes testes depende muito do contexto clínico e epidemiológico em que são utilizados, sendo recomendada ponderação e reserva na sua utilização em casos sem critérios clínicos e epidemiológicos. Um artigo do médico Germano de Sousa.
Os testes rápidos só têm aplicação em pessoas com sintomas ativos (devem ser utilizados nos primeiros 5 dias) e não podem ser utilizados em pessoas assintomáticas, dado que os assintomáticos não produzem cópias virais suficientes para que o teste acuse um contágio.
A Helicobacter Pylori é uma bactéria que se instala no estômago ou nos intestinos e pode originar uma inflamação e desencadear complicações graves, como úlceras gástricas ou intestinais ou mesmo tumores.
A Síndrome de Li-Fraumeni é uma doença rara hereditária, de caráter autossómico dominante, que conduz ao aumento da predisposição para desenvolvimento de neoplasias.
Estudos realizados revelam que além de desenvolver anticorpos contra o coronavírus SARS-Cov-2, os pacientes recuperados produzem quantidades significativas de células T, células do sistema imunológico e também um grupo de glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo.
Os testes serológicos de pesquisa de anticorpos contra o SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, são alvo de uma maior procura, pois tanto empresas como particulares procuram respostas para retomar a atividade laboratorial e familiar o mais seguramente possível.
Os testes de pesquisa aos anticorpos contra o coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, são alvo de uma procura cada vez maior por particulares e empresas que recorrem aos laboratórios na procura desta informação que lhes permite perceber quem desenvolveu anticorpos contra a doença.