As principais linhas da caixa e do mostrador são fiéis à inconfundível identidade da Panerai, não sendo afetado pela existência da função flyback, que reposiciona os ponteiros do cronógrafo a zero e reinicia-os sem que seja necessário pará-los para voltar a colocar a zero. No calibre P.9100, o ponteiro azul dos segundos do cronógrafo e o ponteiro dos minutos revestido de ródio, estão montados centralmente, para que o mostrador possua apenas o pequeno contador de segundos contínuo às nove horas, simétrico à janela da data. Os botões de segurança que controlam as funções do cronógrafo estão posicionados às 8 horas (flyback, reset) e 10 horas (start, stop), deixando assim intacto o perfil do dispositivo protetor da coroa que garante a hermeticidade da caixa do Luminor 1950 a 10 bares (uma profundidade equivalente a cerca de 100 metros).

O material da caixa do Luminor 1950, com um diâmetro de 44 mm, é uma cerâmica sintética à base de óxido de zircónio, que é cinco vezes mais forte do que o aço, mas com um peso substancialmente mais leve, assim como excecionalmente resistente a arranhões, agentes corrosivos e temperaturas elevadas. Tecnologicamente, trata-se de um material muito avançado e difícil de sintetizar. É criado por um processo longo e delicado que transforma o pó de zircónio em cerâmica preta, com um acabamento mate, notavelmente uniforme e agradável ao toque.

No fundo da caixa, uma larga vigia em cristal de safira revela o movimento de manufatura P.9100, o primeiro calibre de cronógrafo com corda automática, inteiramente desenvolvido e fabricado pela manufatura da Officine Panerai. O calibre tem as características típicas de um cronógrafo topo de gama, tal como a roda de colunas com uma embraiagem vertical. Tem dois barriletes ligados em série, garantindo uma reserva de marcha de três dias, um rotor bidirecional que enrola as molas dos dois barriletes, e uma roda de balanço com uma inércia variável que oscila a 28 800 vibrações/hora (4 Hz). Dotado de um dispositivo para repor a zero os segundos, o calibre P.9100 é composto de 302 componentes, tem 13¾ linhas de diâmetro e uma espessura de 8,15 mm.

O Luminor 1950 3 Days Chrono Flyback Automatic Cerâmica (PAM00580) é fornecido com uma correia de pele natural não tratada e uma segunda correia de borracha. O fecho é em titânio, um material leve, forte e hipoalérgico ao qual um revestimento resistente especial foi aplicado para seguir as linhas estéticas do relógio, e é facilmente substituível usando a chave-de-fendas fornecida.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.