Usar barba está out mas ir à barbearia está in. Nem que seja para tomar um gin, emborcar uma cerveja ou comer uma tosta. As antigas barbearias de Lisboa já não são o que eram e, nos últimos tempos, foram muitas as que renasceram para os tempos modernos, muitas vezes disponibilizando novos serviços e personificando conceitos originais e urbanos. Atenta ao fenómeno, a Mygon, que se assume como o guia local mais completo do mercado, elaborou a lista das 20 que não pode mesmo perder em Lisboa.

A listagem inclui «barbearias onde há muito mais para fazer do que a aparar a barba ou cortar o cabelo, como fazer um piercing, beber um copo com os amigos ou estacionar a sua mota ao lado da cadeira de barbeiro», refere a empresa em comunicado. «Se, antigamente, o barbeiro, para além de barbear, fazia pequenos curativos e extraía dentes, hoje em dia dedica-se a barbear, cortar e pentear cabelo», pode ainda ler-se.

«Ao longo da história esta profissão sofreu altos e baixos chegando a prever-se a sua extinção. Mas, desengane-se, o barbeiro modernizou-se e adaptou-se. Não acredita? Então e se lhe dissermos que nestas barbearias já pode beber um gin ou uma cerveja, ouvir música ao vivo ou comprar o álbum do seu rapper favorito, jogar snooker, comer uma sandes ou beber um café, receber uma massagem, fazer um piercing ou uma tatuagem já começa a ficar mais convencido?», questiona a empresa.

Se ainda não encontrou a sua barbearia de eleição, então esta seleção da Mygon é para si. Descubra as 20 barbearias dos tempos modernos em Lisboa:

1. Purista Barbière (Chiado) 

A barbearia que também é bar. O destaque vai para a carta de gins, para a cerveja artesanal, para a mesa de snooker, para a atuação de DJ, música ao vivo e horário alargado até às 2 da manhã de quinta-feira a sábado. Ocasionalmente, também é palco de eventos. Sim, temos mesmo a certeza que se trata de uma barbearia!

2. 3 Dukes (Odivelas)

Cabelo, barba, piercings e tatuagens, tudo num mesmo local, nos arredores da capital. Se tiver mota, pode estaciona-la dentro da loja que não tem problema!

3. Barbearia 1500 LX (Benfica) 

Aqui, a barba corta-se à navalha e com o uso de toalha quente. O cabelo pode ser cortado como mais desejar, incluindo à tesoura, à navalha e à máquina. Também se corta o cabelo a crianças.

4. Bardot Hair Salon & Barber (São Bento)

A proposta deste espaço é que tanto homem e mulher possam sentir que lhes é oferecido o mais personalizado dos serviços de acordo com o seu sexo. Só que, em vez de irem a dois estabelecimentos distintos, vão juntos ao mesmo. As suas amigas é que, se calhar, não vão achar piada…

5. Barbearia Pente Fino (Olivais)

Serviços de barbearia e música são a combinação oferecida neste espaço, um projeto do rapper Regula, que foi ele próprio também barbeiro. Aproveite e compre os álbuns deste artista quando for cortar o cabelo.

Veja na página seguinte: Ir ao barbeiro para fazer... uma massagem!

6. Vasco’s Barber Shop (Lisboa)

Na Rua Barão Sabrosa, não muito longe do Instituto Superior Técnico, encontre um ambiente jovem e descontraído, onde para além de tratar do cabelo e da barba pode aproveitar para usufruir de uma massagem de corpo ou de rosto.

7. Bento Cabeleireiros (Amoreiras)

Criado em 1985, este espaço já conta com 30 anos de experiência no que ao corte de cabelo do homem diz respeito. O bem-estar do sexo masculino está em primeiro plano, com diversos serviços de estética de rosto e de corpo.

8. Figaro’s Barber Shop (Cais do Sodré)

Esta barbearia assume-se como um espaço exclusivamente para homens. Alvo de críticas por algumas feministas mas apreciado por outros, que vêm neste espaço a possibilidade de partilha da vivência masculina, tem como especialidades os cortes inspirados nas décadas de 1920 a 1950. Mas os cortes de navalha com toalha quente também têm grande procura.

9. Baeta Café (Campo de Ourique)

Sopas, tostas, bolos, massas, saladas, café, limonada, refrigerantes e… um corte de cabelo! Mais uma vez não nos enganámos, é mesmo uma barbearia, sim. E com direito a esplanada e tudo!

10. Barbearia Old School (Loures)

Situado no Centro Comercial da Portela, este espaço tenta oferecer uma experiência mais vintage aquando do corte de cabelo e barba.

11. Barbearia Lvsitana (Odivelas)

Aqui, a decoração é saída dos anos da década de 1950 a fazer relembrar um estilo mais punk ou radical. Uma experiência a não perder!

12. Antiga Barbearia de Bairro (Saldanha)

Em pleno centro de Lisboa, a proposta deste espaço é a de recuperar o espírito dos bairros tradicionais e do barbear clássico.

13. X-Prime Salon & Barber (Campo de Ourique)

Este salão é um espaço unissexo, no entanto os homens podem estar seguros de que os serviços destinados a eles estão de acordo com as suas necessidades.

14. Barbearia 177 

Criatividade apresenta-se como um dos pontos fortes desta barbearia. Aqui é possível pedir corte contemporâneo ou clássico. A barba pode ser feita com máquina ou com navalha e ainda há espaço para uma venda de produtos. Precisa de alguma coisa lá para casa?

Veja na página seguinte: Outras barbearias que vale a pena experimentar

15. Barbearia Oliveira (Xabregas)

Mais um espaço que combina a paixão pela barbearia com a arte das tatuagens. Um estabelecimento marcadamente vintage onde, entre outros, existem os serviços de toalhas quentes, barba à navalha e cortes à antiga.

16. Barbearia Oliveira (Alfama)

Se a maioria dos espaços aqui apresentados pretendem recuperar o conceito de barbearia, esta em particular pretendeu não só recuperar o conceito, uma vez que se trata de uma barbearia já existente e centenária, homenageando um passado mais tradicional e autêntico. O destaque vai para a decoração e para a beleza de todos os utensílios usados.

17. Barbearia Pereira (Parque das Nações)

Este é um espaço que pretende oferecer um serviço de barbearia moderno numa das zonas mais recentes da cidade de Lisboa.

18. Barbearia Zé Nunes (Alcântara)

Barbearia vintage numa das zonas mais antigas da cidade de Lisboa. Pretende oferecer um serviço profissional e familiar. As crianças parecem não deixar mais ninguém cortar-lhes o cabelo depois de serem atendidas uma vez pelo Zé, como é conhecido o empreendedor José Nunes, responsável pelo espaço.

19. Barbearia do Arco (Saldanha) 

Lembra-se do anúncio de uma marca de cerveja internacionalmente famosa onde se cortava a barba e o cabelo ao mesmo tempo que se bebia uma cerveja? Este foi um dos espaços aderentes quando a marca projetou a campanha para a realidade. Fique atento a este espaço acolhedor, jovem, moderno e sofisticado.

20. Kabelu’s (Telheiras)

Um cabeleireiro unissexo mas que nada deixa a desejar no que toca ao cuidado da aparência masculina. Este espaço moderno e versátil, que foi renovado em 2014, conta com profissionais experientes.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.