Não é preciso um homem ter traços faciais masculinos para ser viril. Basta que use desodorizante. Esta é, pelo menos, a conclusão de um estudo da Universidade de Stirling, na Escócia. De acordo com os investigadores que o levaram a cabo, há duas características que aumentam a masculinidade num homem. Um rosto com traços másculos e o seu odor corporal. Assim, se um individuo do sexo masculino não carece do primeiro atributo, consegue a virilidade por causa do segundo.

Para o estudo foram utilizados odores oriundos de 20 homens. Numa primeira fase, nenhum dos participantes usou produtos com cheiro no corpo. Já numa segunda etapa, os membros da amostra masculina selecionada tiveram que tomar banho, pôr perfume e desodorizante. Na altura, foram recolhidas os dois tipos de amostras e chamadas 130 mulheres para analisar a masculinidade dos rostos e 239 para avaliaram o odor corporal.

As respostas foram curiosas e ditaram a conclusão do estudo. Os homens com poucos traços masculinos no rosto são menos viris. No entanto, ao usarem desodorizante, essa masculinidade aumenta logo significativamente, independentemente de terem uma cara masculina ou não. «Os nossos resultados demonstram que determinadas práticas culturais potenciam e interferem com as preferências das envolvidas», garantem os investigadores.

Texto: Sara Chaves

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.