A 39ª edição do Portugal Fashion teve início no Pavilhão de Portugal com o desfile da dupla Storytailors. Este foi um desfile inspirado na natureza, onde foi possível observar a presença de alguns elementos de cortiça nas próprias roupas e motivos aplicados que sugeriam madeira, flores, raízes, fungos e formas orgânicas.

Pedro Pedro foi o designer que se seguiu na passerelle, apresentando pela primeira vez a sua coleção no Portugal Fashion. A coleção 'Dune' contou com silhuetas femininas e fluidas, que tinham ao mesmo tempo um ar descontraído mas sofisticado. Com acabamentos brutos e esfarrapados, as peças mostram-se desconstruídas mas nem por isso menos elegantes. A coleção apresenta silhuetas em linha A, de amplitudes generosas sem nunca descuidar os movimentos. Atento à sensualidade feminina as formas assimétricas e contraste de texturas fazem das peças desta coleção um must have para a estação que se segue. As matérias utilizadas passam por tricotados fluídos, veludos, malhas, viscose, algodões, sedas, rede de camurça, tweeds de linho e pele sintética. As cores refletem o tema escolhido. Areia como base, com assentos rosa, várias tonalidades de amarelo e nuances de azul contrastadas com preto.

A marca portuguesa Hibu, da plataforma Bloom, apresentou 'Amboy'. Nesta coleção criada pela designer Marta Gonçalves há um retratar da escuridão, do desconhecido e da solidão, seguindo-se o renascimento. Os traços unissexo que definem a marca continuam presentes em toda a coleção.

Alexandra Moura foi a outra designer a apresentar coleção no Portugal Fashion ao invés da Modalisboa. 'I've got my eyes on you' inspira-se na misteriosa história do Lover’s Eyes, e traduz-se numa coleção onde Alexandra Moura explora o universo desta joia vitoriana, materializando-a numa abordagem inovadora. Esta particular joalharia é reinterpretada e trazida até nós sob a forma de bordados delicados sobre tule, onde os detalhes subtis e românticos são combinados com um lado mais high-tech, mas mantendo a essência das pregadeiras antigas pintadas à mão. Formas volumosas e marcantes e, por vezes oversized, conjugam-se com laços e folhos para criar statement looks com apontamentos fortes e icónicos. Looks confortáveis e urbanos combinam malhas com texturas sofisticadas, tules e brocados, dando a esta coleção a ponte perfeita entre o clássico e o contemporâneo. Esta coleção celebra homens e mulheres irreverentes, urbanos e confiantes que apreciam looks únicos.

A dupla Alves e Gonçalves fecharam este dia de desfiles em Lisboa, como já é habitual. Nesta coleção de primavera/verão 17 a camisa como ponto de partida, evoluindo para um universo mais complexo, criando novos items no vestuário feminino, numa visão emocional, inesperada e invulgar. A assimetria, o oversize, os cortes retos próximos do corpo e inusitados, os volantes, as mangas voluptuosas, jogam-se simultaneamente, transmitindo uma energia plena de liberdade e sofisticação, sem tabus. Aos tecidos clássicos introduzem-se revestimentos técnicos, visando um novo approach a favor de um vestuário moderno, sensual, rumando ao futuro: rendas, redes, georgettes, chiffon, seda e algodão, revestidos com estes acabamentos. Universo cromático onde o preto convive com padrões, ora de inspiração botânica ora geométrica; rosas, azuis, branco, completam esta paleta, essencialmente metálica. O styling acentua-se com cintos e fivelas de metal, botas de cano alto, numa vertente street.

O Portugal Fashion segue nesta quinta feira, dia 13 de outubro para o Porto, para um dia dedicado à plataforma Bloom, uma plataforma para jovens talentos da moda. Segue o calendário:

Palácio dos CTT
15h30 Beatriz Bettencourt | Olimpia Davide
16h30 Eduardo Amorim
17h30 Maria Kobrock
18h30 Inês Torcato | David Catalán
19h30 Sara Maia
21h00 Pedro Neto
22h00 UN T
23h00 K L A R