A Sonae e a JD Group anunciaram um Memorando de Entendimento que promove a criação de um novo grupo que aglomere as marcas das respetivas empresas: Sport Zone, JD Sports e JD Sprinter. Esta parceria vem ao encontro dos "pilares estratégicos da Sonae", nomeadamente na criação de parcerias, o que se promoverá a “escala e recursos para continuar o actual percurso de crescimento da JD Group, da Sport Zone e da JD Sprinter”, assim como “gerar, progressivamente, economias de escala que permitam alcançar níveis atractivos de rentabilidade”.

Este Memorando traduz-se na criação de um grupo que junte as marcas dos dois grupos, contando com a seguinte estrutura acionista: JD Group (50%), a Sonae (30%) e a família accionista da JD Sprinter (20%). No global, se juntarmos os resultados das três marcas, estas registam “um volume de negócios agregado superior a 450 milhões de euros (estimado para 2016) numa rede de 287 lojas (191 das quais em Espanha e 96 em Portugal)”.

Texto: João Miguel Silva