Depois de Nova Iorque, Londres e Milão, 106 marcas vão participar na Semana da Moda de Paris que contará come 66 desfiles e cerca de 40 apresentações de coleções.

Victor Weinsanto abriu a Fashion Week no terraço do Centro Pompidou, com um espetáculo que teve como grande protagonista Le Filip, drag queen que venceu um famoso programa de televisão francês.

Sob chuva e rajadas de vento, os seus looks em malha multicolorida e tops de rede cor de rosa ofereceram um vislumbre do que será usado no próximo verão.

Horas depois, o gigante dos cosméticos L'Oréal recebeu milhares de fãs da moda num desfile diante da Ópera Garnier, no coração de Paris, aberto ao público (com inscrição).

A estrela americana Jane Fonda apareceu deslumbrante com um macacão prateado estilo disco, Eva Longoria usou um mini vestido branco volumoso, e Kendall Jenner destacou-se como uma loira fatal, vestida de vermelho. Também estavam presentes atletas paralímpicos e dezenas de influenciadores inclusivos de todo o mundo.

Várias marcas emergentes da moda francesa, como Mossi, Atlein e Coperni, tiveram a oportunidade de brilhar neste espetáculo.

"A ideia é tornar acessível e democratizar tudo o que o público nunca vê deste momento da Semana da Moda: os lugares mais belos, as criações mais deslumbrantes e os melhores looks de beleza", afirmou à AFP Delphine Viguier, diretora-geral da L'Oréal Paris.

Esta terça-feira, será a vez dos grandes nomes do luxo, com Christian Dior e Saint Laurent.

Esta temporada é marcada por várias turbulências nas grandes casas de moda. Com os resultados dos gigantes do luxo LVMH e Kering ligeiramente em queda, as reestruturações estão a abalar as mesas de trabalho dos designers e a gerar um festival de rumores não confirmados: Hedi Slimane, Tom Ford ou Jacquemus na Chanel, John Galliano prestes a deixar a Maison Margiela...