Entre as inovações apresentadas no Salão Denim Premiere Vision, que reuniu 80 expositores internacionais em Paris, destacou-se um casaco de ganga impermeável, equipado com tiras de painéis solares e um cabo no bolso para carregar o telemóvel. A criadora, a estilista holandesa Pauline van Dongen, utilizou fios de jeans usados.

O fabricante brasileiro Vicunha Têxtil propôs um tecido termorregulador, que mantém o corpo numa temperatura constante graças a uma microfibra utilizada normalmente em roupas desportivas. Já o americano Cone Denim empregou uma fibra robusta que é usada especialmente em equipamentos para motociclistas.

A start-up francesa Spinali Design apostou numas calças jeans com sensores na cintura e uma conexão bluetooth com o smatphone que ajuda o utilizador a orientar-se durante as suas deslocações.

"A pessoa insere um destino na aplicação e os sensores vibrarão à direita ou à esquerda" em função da rota, explicou à AFP Romain Spinali, responsável de inovação da empresa.

A peça, fabricada em França, é vendida por 150 euros. Os seus designers estão ainda a trabalhar numa função destinada a classificar os e-mails: as calças "vão vibrar de formas diferentes, dependendo se receber uma mensagem da sua família, amigos ou trabalho, para que não tenha que verificar sistematicamente os seus e-mails nos fins de semana ou nas férias", explica Spinali.

O gigante americano da internet Google está a trabalhar com a marca Levi Strauss para fabricar roupas que permitam comprar produtos à distância graças a um tecido especial interativo.

Mas as calças de ganga do futuro, para muitos expositores do Salão, é também uma peça de roupa que respeita o meio ambiente.

Hoje o consumidor é mais exigente neste sentido, "principalmente com os jeans, porque é um produto um pouco controverso, que nem sempre tem boa reputação, e os fabricantes veem-se obrigados a empreender iniciativas mais ecológicas", explicou Marion Foret, responsável de produtos de moda do Salão.

Assim, as marcas "usam algodão orgânico, ou que se sabe de onde vem, fazem lavagens que não utilizam água e empregam tinturas que não despejam produtos poluentes no meio ambiente", assegurou.

Alguns propõem, além disso, informar melhor o consumidor, como o fabricante paquistanês Artistic Fabric Mills, que desenvolveu uma aplicação para que o utilizador possa conhecer a história de uns jeans.