Um relatório do Fórum Económico Mundial, divulgado em janeiro de 2016, dava conta que, se a utilização de plástico se mantiver, em 2050 haverá mais peso em plástico do que peixes nos oceanos. As notícias são preocupantes.

Já em 2015, um grupo de cientistas de várias universidades norte-americanas tinha concluído num estudo que todos os anos são lançados ao mar cerca de três toneladas de resíduos plásticos. E esse lixo vai manter-se lá durante muitos e longos anos.

Há várias soluções a serem estudadas, e no mundo da moda já há quem esteja sensibilizado para esta realidade. Fique a conhecer os casos mais famosos.

Pharrell Williams e a coleção “Raw for the oceans”

Pharrell Williams e a coleção “Raw for the oceans”
créditos: Divulgação

Numa parceria entre o artista e a marca holandesa G-Star nasceu, em 2014, a coleção outono/inverno denominada “Raw for the oceans”, a primeira linha de roupa feita a partir de plástico recolhido dos oceanos.

A coleção de peças femininas e masculinas incluía jeans, camisas, casacos, chapéus ou camisolas feitos a partir de uma tecnologia, utilizada em parceria com a empresa Bionic Yarn, que agregava as fibras recicladas de garrafas de plástico ao algodão de forma a criar um tecido.

A ideia foi tão bem recebida que nesse ano a “Raw for the oceans” ganhou o Grand Prix de design de produto em Cannes. No total foram utilizadas dez toneladas de resíduos retirados dos oceanos.

“Trabalhar com G-Star foi uma escolha óbvia, porque eles têm um legado de ultrapassar os limites do mundo da moda e dos jeans de uma maneira visionária. A Bionic Yarn é uma empresa construída pelo desempenho e a ganga é a forma perfeita de mostrar ao mundo o que pode ser feito. E todos temos um par de jeans no armário”, afirmou Pharrell Williams.

A iniciativa deu ainda origem ao documentário “The Plastic Age”, em abril de 2015, que mostra de que forma uma ideia como esta pode ser muito lucrativa, ao mesmo tempo que está a contribuir para a qualidade de vida das gerações futuras.

Veja também: O ciclo da moda “fast fashion”: o barato está custar-nos caro

Ultra BOOST Uncaged Parley, os ténis inovadores da adidas

Ultra BOOST Uncaged Parley, os ténis inovadores da adidas
créditos: Divulgação

Em junho de 2015, depois do sucesso da coleção de Pharrell, a adidas lançou um protótipo de ténis, feitos exclusivamente a partir de plástico retirado do oceano, numa parceria com a ONG Parley for the Oceans.

De realçar que a ONG tem como como objetivo transformar a proteção ambiental numa atividade lucrativa para as grandes empresas.

O material recolhido para a produção dos Ultra BOOST Uncaged Parley deriva de uma expedição feita pela costa oeste de África, ao longo de 110 dias. Uma parte desse material é constituído por redes utilizadas por pescadores ilegais.

Em 2016 foi firmada uma parceria com o designer Alexander Taylor, o responsável por trabalhar na produção desse material. O resultado foi o lançamento de uma edição limitada, em novembro passado, com a disponibilização de sete mil pares de ténis a um preço de 220 dólares (cerca de 153 euros).

Cada par utiliza onze garrafas de plástico, transformadas em fios, e a sola é constituída por resíduos de garrafas PET.

Ultra BOOST Uncaged Parley
créditos: Divulgação

A par desta iniciativa, a adidas desenvolveu ainda camisolas feitas a partir do mesmo material para o equipamento das equipas do Bayern de Munique e do Real Madrid. Os equipamentos foram usados pelas equipas em jogos que decorreram no mês de novembro de 2016.

adidas, real madrid, bayern de munique

A adidas comprometeu-se ainda a produzir, até ao fim de 2017, o mínimo de um milhão de novos pares de ténis com plástico reciclado.