A sua marca homónima Marques ' Almeida está a conquistar o mundo e, tendo em conta as perspetivas atuais, nada os vai parar. Alunos do CITEX, no Porto, Marta Marques e Paulo Almeida formaram-se depois com um master em design de moda na Central Saint Martins, em Londres, onde o casal se estabeleceu. Um ano depois de terem criado a sua marca, em abril de 2011, apresentaram o seu primeiro desfile na Semana da Moda de Londres.

Na altura, o casal surpreendeu tudo e todos com a sua coleção feita em ganga (falamos do tecido, não das calças), sem bainhas, com tecidos tingidos e com um look que fazia lembrar os anos da década de 1990, algo grunge. Nas palavras da editora internacional da revista Vogue, Suzy Menkes, «no seu país de origem, Marta Marques da cidade industrial do Porto e Paulo Almeida, da pequena cidade de Viseu, a visão da década de 90 surgia filtrada através das revistas internacionais e, depois, da roupa vintage», escreveu.

O sucesso foi imediato. Quem diria que o tecido mais democrático do mundo, por eles chamado de special denim, surgisse como a sua imagem de marca. «Acho que a ideia nunca foi tratar a ganga como jeanswear. Tem mais a ver com a ideia ligada à ganga, ao seu lado prático e democrático. Na Central Saint Martins, passávamos muito do nosso tempo obcecados com as edições das revistas The Face, iD e Dazed & Confused», justificam.

«Víamos editoriais fabulosos como um vestido Galliano combinado com uns simples jeans. Para nós, é muito cool criar algo com a forma de um roupão, mas em ganga, de forma a dar a ideia de uma peça que pode ser usada no dia a dia», revelaram em finais de 2015, numa viagem à Austrália, para dar a conhecer a marca. Foi assim que uma simples t-shirt em ganga se tornou a peça mais desejada, não só das it-girls, como de nomes como Rihanna, Beyoncé, Solange, Kendall Jenner, Rita Ora, FKA Twigs e, até, de Justin Bieber.

Rihanna é fã da dupla

Esta publicidade gratuita foi o suficiente para surgirem pedidos de encomendas das mais importantes lojas do mundo. «Conhecemos a Rihanna nos British Fashion Awards e ela disse-nos que mal podia esperar pela nova coleção. Apoia-nos imenso. A Solange [Knowles] também. Estamos sempre a falar nelas no nosso Instagram», revelam os criadores da Marques ' Almeida.

«Não oferecemos nada para propósitos de divulgação. Por isso, é mesmo fantástico que toda a gente, as celebridades incluídas, estejam genuinamente ligadas à marca e queiram comprá-la e vesti-la sem ficarem à espera que alguém a recomende. Nada é forçado, o que torna tudo ainda mais especial. Não fomos nós que demos aquela blusa ao Justin Bieber», revelaram ainda os designers nacionais.

O segredo do seu sucesso

Há quem o atribua à frescura que trouxeram ao mundo da moda, incluindo a própria dupla em declarações feitas ao site francês Les Echos. «Tem tudo a ver com ser autêntico e ser fiel ao que acreditamos. Tem de vir do coração. O nosso estilo foca-se mais numa atitude do que em outra coisa qualquer. Propomos uma coleção de gama alta, mas para uma clientela jovem», assumem.

«Não gostamos do vestuário muito complicado», revelam ainda. «Preferimos que os seus acabamentos não sejam perfeitos, que pareçam algo inacabados. A noção de atitude é verdadeiramente central», contam. Da Opening Ceremony nos Estados Unidos da América à Matches, em Londres, quatro lojas na Coreia do Sul e a venda online no site Net-a-Porter, Marta Marques e Paulo Almeida caminham para o sucesso.

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O importante e decisivo reconhecimento dos pares

A confiança que têm depositado na dupla não passa apenas pelo bom volume de vendas da sua marca como nos prémios que têm recebido. Depois de serem reconhecidos pelos seus pares o ano passado, ao ganharem o prémio de Designer Emergente nos British Fashion Awards em meados de 2015, vencem a segunda edição do prémio para jovens designers, promovido pelo grupo Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH), arrecadando 300 mil euros e um ano de consultoria do gigante de luxo.

«Passaram apenas pouco mais de quatro anos desde que criámos a marca. Não nos consideramos ainda uma marca estabelecida. Estamos em vias de nos estabelecer. Daí o nosso desejo em participar nos prémios LVMH», revelaram em entrevista ao site Les Echos. Como escreve Suzy Menkes, «apesar de a ganga vir do Japão, as coleções Marques ' Almeida são feitas em Portugal de forma a que, como Marta Marques explica, o preço faça sentido para o cliente».

Esta é, assim, uma marca global. Portugueses a trabalhar e a viver em Londres e premiados em Paris. «Nós somos europeus. Estamos baseados em Londres, o que influencia a nossa forma de trabalhar, de ver a moda e outras disciplinas artísticas. Londres reflete aquilo que somos. Mas claro que as nossas raízes portuguesas continuam presentes sem que consigamos identificar especificamente como estas se manifestam», explicam ao site Les Echos.

O ambiente tropical que marca a coleção cápsula da dupla

A sua mais recente investida foi o lançamento da primeira coleção cápsula Resort 2016. A musa da dupla tem sido desde o início Sofia Marques, a irmã mais nova de Marta Marques, cujo rosto fresco enche o moodboard das paredes do estúdio Marques ' Almeida. Com Sofia Marques a ir viver para o Brasil, nada mais lógico do que a seguir nesse ambiente tropical e basear a coleção resort na mesma atmosfera.

«Pensámos em criá-la o ano passado [2014], mas queríamos que fosse muito especial. Pareceu ser o mais certo, mais ainda com a minha irmã no Brasil e com todo o espírito tropical», explicou Marta Marques ao The Telegraph. Suzy Menkes, editora internacional da revista Vogue, escreve-o melhor do que ninguém.

«A mistura entre o sangue português e esta inclinação para o Brasil produziu uma fusão de calor sul-americano e uma visão da moda dos anos 90, vista por duas pessoas que não viveram no epicentro do cocktail do grunge de Marc Jacobs e do glamour sexualizado de Tom Ford na Gucci», descreveu a jornalista. Um rasgado elogio numa carreira que ainda mal começou…

Texto: Joana Brito