Há seis meses Pharrell Williams causou entusiasmo ao ocupar a Pont Neuf de Paris, com convidados como Beyoncé. Na noite desta terça-feira a Louis Vuitton vai apresentar no Jardim da Aclimação, localizado na capital francesa, um desfile que prestará homenagem ao mundo do espetáculo e da música.

A Semana da Moda parisiense convidou 72 marcas com cerca de 40 desfiles ao vivo e 30 apresentações de coleções.

A versão masculina da Balmain, Valentino e a alemã GMBH estão de volta. Auralee (Japão), Winnie (Estados Unidos) e Ziggy Chen (China) fazem a sua estreia.

As previsões de vendas do setor, que desfrutou um boom após a pandemia de COVID-19, desaceleraram: o crescimento foi apenas de 2% a 4% em 2023, segundo um relatório conjunto da Business of Fashion (BoF) e McKinsey.

As marcas dependem mais do que nunca de "influenciadores" e celebridades na sua plateia, e Pharrell Williams tem bons contactos no mundo do show business e universo desportivo. A estrela do basquetebol LeBron James recentemente assinou contrato com a Louis Vuitton.

O setor da moda vislumbra a meio prazo um futuro com "desafios" no transporte, considerando a atual crise dos navios no Mar Vermelho, e as exigências cada vez maiores da sustentabilidade ambiental, explica o relatório da BoF-McKinsey.

A China é o mercado para onde muitas marcas olham, com um crescimento do setor de luxo superior à média, entre 4% e 6%.

Despertar o interesse dos compradores

Neste momento, a intenção do setor em Paris é despertar o interesse dos grandes compradores e a criatividade dos estilistas.

"Os tamanhos gigantes continuarão na moda e esperamos algo com lantejoulas", prevê Pierre Groppo, da revista Vanity Fair.

A Givenchy anunciou a saída do seu diretor artístico da linha masculina, Matthew Williams, e ainda não nomeou um sucessor. Gucci, Chloe e Alexander McQueen renovaram no ano passado os seus respectivos cargos, enquanto a Loewe festejou dez anos de uma bem-sucedida parceria com Jonathan Anderson.

Algumas casas conhecidas optam por apresentar as suas coleções em formatos especiais. A franco-italiana Moncler apresentará a sua nova linha Grenoble na estação de ski de Saint Moritz a 3 de fevereiro, Jacquemus apresenta-se na Provence francesa a 29 de janeiro.

Praticamente sem descanso, Paris receberá a partir da próxima semana, dia 22, as coleções de alta costura, com o holandês Peet Dullaert como convidado, a espanhola Juana Martín, já consagrada no evento parisiense, além da marroquina Sara Chraibi. No final de fevereiro, será a vez do prêt-à-porter feminino.