Lisa Helene Kramer, Mical Bockru, Bara Podzimkova, Iris Landstra, Aliyah Galiautdinova, Alicia Burke, Victoria Kosenkova, Pong Lee, Cait Winn, Nina Serebriakova e Anna Rose foram algumas das (novas) manequins que fizeram mais furor nas últimas Semana da Moda de Nova Iorque. A maioria dos nomes não surpreendeu os especialistas e muitas das personalidades do setor. E a resposta está no… Instagram!

Cientistas da Universidade de Indiana, nos EUA, criaram um algoritmo que consegue prever quais as modelos que vão desfilar mais vezes nas semanas de moda. O número de gostos, seguidores e fotografias publicadas por mês, os comentários e o feedback positivo ou negativo gerado pelos posts e ainda a altura e as medidas corporais são alguns dos parâmetros analisados pelos investigadores. O estudo tem uma precisão de 80%.

Acertou em seis das modelos mais populares nos desfiles de outono/inverno 2015/16 numa lista final que incluía um total de oito novas caras e uma base de dados de 400 modelos. As seis jovens seleccionadas pelo algoritmo e que, de facto, conseguiram mais contratos para desfilar nas passarelas foram, na altura, Sofia Tesmenitskaya, Arina Levchenko, Renata Scheffer, Sasha Antonowskaia, Melanie Culley e Phillipa Hemphrey.

O Instagram, segundo Emilio Ferrara, um dos cientistas que participou no estudo, «é tão importante para a carreira de uma modelo como conseguir um contrato com uma agência de topo». Betsy Shrader, booker numa das maiores agências do mundo, a Wilhelmina, concorda. “As redes sociais, em particular o Instagram, mostram ao cliente um novo lado da modelo», justifica.

«[Permite-lhes ver] a sua personalidade, fotos com os amigos, o seu estilo de vida e interesses e a sua aparência no dia a dia. Se um cliente tiver de decidir entre duas modelos, o contrato vai definitivamente para a modelo que tiver mais seguidores e que for mais activa nas redes sociais», disse mesmo à revista norte-americana Stylecaster na altura em que a investigação científica foi apresentada publicamente. Veja também as novas promessas da moda portuguesa.