Após 26 anos de corpos esculturais e seminus, a rede Globo decidiu dar um novo visual à famosa Globeleza que é considerada a musa do carnaval da Globo e a estrela do spot publicitário da emissora. Em causa está a ausência da nudez feminina que sempre foi uma das marcas dos anúncios produzidos pela Globo (em baixo) e que apanhou muitos brasileiros desprevenidos.

“Estamos sempre a pensar em novas formas de inovar, de como podemos ser diferentes. Este ano a inovação passou por representar um pouco do carnaval de cada região nos diversos figurinos e estilos de dança”, explicou em entrevista ao jornal ‘O Globo’ Alexandre Romano, diretor de arte de TV Globo sobre o novo spot publicitário, que todos os anos é transmitido durante o programa ‘Fantástico’.

As pinturas corporais e o tradicional tapa-sexo deram origens a figuros coloridos e cheios de personalidade que pretendem espelhar a diversidade da cultura brasileira. O bumba meu boi, o mestre-sala, a porta bandeira, o maracatu, o axé e o frevo foram alguns dos ritmos musicais e estilos de dança incluídos no novo anúncio (em baixo).

Mas o que pensa a atual Globeleza sobre esta mudança? “Gostei da roupa da Globoleza. A pintura sempre foi muito colorida e a roupa também acabou por fazer a mesma coisa”, revelou Érika Moura que desde 2015 dá vida à musa do carnaval brasileiro. Nascida em São Paulo, a jovem de 23 anos foi descoberta pelos produtores da Rede Globo que, durante o processo de escolha da nova musa, passaram por diversas escolas de samba do país.

Na internet, a mudança adotada pela emissora foi vista com bons olhos pelos internautas que há vários anos têm vindo a tecer críticas sobre a constante objetificação do corpo feminino e nudez gratuita.

“Até que enfim, sem mulheres nuas e outras manifestações do Carnaval”, “O melhor anúncio feito até hoje!” ou “Parabéns por utilizarem a cultura de outras parte do país e por colocarem mais roupa na Globeleza, sem explorar o sexismo” foram alguns dos comentários deixados no Facebook oficial da Rede Globo.