Foi apresentado, no passado domingo na feira de inovação CES 2020, em Las Vegas, um sistema alimentado por inteligência artificial que representa o auge em personalização de beleza. Desenvolvido pela Incubadora de Tecnologia da L'Oréal, o dispositivo Perso, com 16.5cm de altura e cerca de 0.5kg, apresenta um processo simplificado em quatro etapas, para fornecer cuidados de pele e fórmulas cosméticas que são otimizados para aumentar os níveis de personalização ao longo do tempo.

“A L'Oréal é um dos nomes mais respeitados ​​em beleza e, com o Perso, estamos a colocar tecnologia personalizada diretamente nas mãos dos nossos consumidores”, disse Guive Balooch, diretor da incubadora da marca francesa. “Sabemos que a personalização depende de informações únicas sobre a sua pele e preferências pessoais, bem como sobre o seu ambiente; esta tecnologia tem isto em consideração. Usa inteligência artificial para otimizar fórmulas e fica ainda mais inteligente à medida que é usado”.

Esta é apenas a primeira fase do lançamento desta inovadora tecnologia 3-em-1, que também irá permitir a criação de fórmulas personalizadas para batons e bases – competências que serão lançadas posteriormente.

Mas como funciona este sistema inteligente de cuidados de pele?

Com um sistema patenteado de cartuchos motorizado, o Perso cria fórmulas personalizadas de cuidados de pele em quatro passos:

1. Análise de pele: O utilizador abre a app móvel Perso e tira uma foto com a câmara do smartphone. Utilizando a tecnologia ModiFace da L'Oréal, a app usa IA para analisar a condição geral da pele do utilizador - incluindo rugas profundas, linhas finas, aparência de manchas escuras e visibilidade dos poros.

2. Avaliação ambiental: usando dados de localização geográfica da BreezoMeter, o dispositivo avalia as condições ambientais locais, que podem influenciar o estado da pele do utilizador, incluindo o clima, temperatura, pólen, índice de UV e humidade.

3. Preferência do produto: o utilizador insere as suas próprias preocupações com a pele na app, incluindo linhas finas, manchas escuras, pigmentação, tamanho dos poros, brilho e cansaço da pele. O utilizador pode também inserir preferências de textura e nível de hidratação para personalizar ainda mais a sua fórmula de hidratante, sérum e creme para os olhos.

4. Formulação e distribuição personalizadas: estes dados coletivos transmitem a criação de uma mistura personalizada de produtos para a pele, de alto desempenho, distribuídos em doses únicas perfeitamente doseadas na parte superior do dispositivo para uma aplicação fácil e limpa. A tecnologia ajusta-se às aplicações da manhã e da noite, e o dispositivo possui um tampo espelhado removível para que os consumidores tenham a opção de levar com eles uma dose única ou múltipla para qualquer lugar.

L'Oréal Perso
créditos: L'Oréal

O hardware do aparelho apresenta um sistema de motor com design exclusivo, localizado na parte superior do dispositivo, que move e comprime a fórmula, localizada nos cartuchos na base da máquina, num movimento ascendente para a bandeja de distribuição acima.

Com o uso regular, a plataforma de IA do dispositivo poderá avaliar as condições da pele ao longo do tempo, informando o utilizador sobre o que está a funcionar e adaptando automaticamente fórmulas futuras com base nos resultados pessoais. As futuras competências de maquilhagem do Perso terão a capacidade de incorporar informações de tendências em tempo real, bem como tecnologia de correspondência de cores, nas suas ofertas personalizadas de produtos. Os consumidores poderiam assim criar um tom de batom para combinar com a sua roupa ou optar por uma cor que seja tendência nas redes sociais naquele momento.

Como parte do compromisso da marca francesa em otimizar a experiência de beleza personalizada, este sistema apresenta um processo de recarga automática contínuo que garante que os seus cartuchos estejam sempre carregados e prontos para uso diário. Os utilizadores podem ainda gerir encomendas a partir da app, cujo sistema inteligente será projetado para respeitar a privacidade do consumidor, com controlos transparentes.

O Perso será lançado em parceria com uma marca líder de produtos para a pele da L'Oréal em 2021.