Mais de 2.000 anos após a sua morte, Cleópatra, a mais famosa rainha egípcia, continua a ser uma fonte de inspiração. «Goldea», o novo perfume feminino de Bulgari, já à venda em Portugal, criado pelo reputado perfumista Alberto Morillas, recorre ao imaginário da era dos faraós para personificar uma fragrância surpreendente. «É um sumptuoso hino aos almíscares que sempre foram uma característica do estilo da Bulgari no que respeita a fragrâncias», refere a marca em comunicado.
«Presente nas notas de topo, coração e notas de base, o viciante almíscar enaltece a frescura e a luz natural de flor de laranjeira, cuja presença ajuda a compor o eletrizante e hibrido bouquet floriental. Esta nota magnética é prolongada por inesperadas e voluptuosas vibrações de ylang-ylang, que recordam a exuberante e iridescente ousadia das gemas, por vezes semelhantes a caramelos ou cristais de açúcar», pode ler-se ainda no documento.
As notas desta eau de parfum de base incluem ainda «um rastro de patchouli dourado e papiro-do-egito, cujo brilho é um eco deliberado do perfume ensolarado de Cyperus papyrus, que os egípcios utilizavam como ingrediente nos seus perfumes». Repleto de múltiplos símbolos, esta obra de arte em miniatura é muito mais que um mero frasco. «O cabochão na tampa do frasco recorda os mitos da criação divina, que celebraram o sol desde os tempos do Antigo Egito, refere ainda o comunicado.
A linha de maquilhagem que Cleópatra também inspirou
Em 2013, a Make Up Factory também lançou uma coleção de maquilhagem bronzeadora inspirada em Cleópatra. A linha, lançada em Portugal na primavera, procurava recriar a expressão de beleza do bronze luminoso que simbolizava charme e sedução para as rainhas egípcias. «Origin of Bronze» incluía o fluido Luminous Skin Highlighter e quatro novos tons do pó iluminador Bronze Luminizer.
«Mesmo nos tempos antigos, as mulheres usavam blush e pó para realçar as maçãs do rosto e proporcionar à tez uma aparência fresca. Nessa época, o símbolo de beleza era Cleópatra, cujo mito continua a exercer ainda hoje um grande fascínio», refereiu, na altura, a marca em comunicado.
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