A sua primeira paixão foi o futebol e foi aí que começou por dar nas vistas. Stephen James, que se estreou nas equipas amadoras do Brentford Football Club, chegou a alinhar pelo AFC Wimbledon em Inglaterra, pelo Nea Salamis Famagusta FC no Chipre e esteve perto de assinar pelo Asteras Tripolis Football Club na Grécia. Em 2007, chegou a integrar a seleção nacional de futebol da Escócia e a participar num torneio internacional em França.

Em setembro de 2012, um agente da Elite Model Management abordou-o em Barcelona em Espanha e ofereceu-lhe um contrato como modelo. A partir daí, nunca mais parou. Além de desfiles e de produções fotográficas para criadores e marcas como Calvin Klein, Takeshy Kurosawa, Philipp Plein, Diesel, Xti e a MDNA Skin de Madonna, também surgiu em destaque nas páginas de revistas como a GQ, a Adon e a Men's Health.

Agora, a Skull Rider desafiou-o a desenvolver um modelo de óculos de sol em parceria com a marca. "Esta edição especial inspira-se na criatividade e na originalidade das tatuagens do jovem modelo (...) Stephen James carrega a história da sua vida nas tatuagens que tem no corpo e este modelo [de óculos] conta a história dele", informa a empresa do piloto espanhol de MotoGP Jorge Lorenzo e do empresário Sito Herrera em comunicado.

Atualmente em fase de pré-venda, o modelo de óculos de sol desenvolvido em parceria com o manequim britânico, que pode ser encomendado online no site da marca por 40 €, começa a ser entregue a partir de 15 de julho. Além de Stephen James, a Skull Rider também já colaborou com o piloto de automóveis espanhol Dani Clos. Jorge Lorenzo, campeão do mundo de MotoGP em 2010, 2012 e 2015, lançou a coleção limitada "JL99".

Antigo futebolista, agora modelo, cria óculos de sol inspirados nas (muitas) tatuagens que tem
Antigo futebolista, agora modelo, cria óculos de sol inspirados nas (muitas) tatuagens que tem