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As coisas que os vendedores de roupa não nos dizem

Strazzera Strazzera
17 ago 2017 07:05
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    Os signos e as compras

Este artigo tem mais de 7 anos
As lojas e os fabricantes têm vários truques para nos fazer gastar mais dinheiro. Sabe quais são? Descubra as 10 principais coisas que roubam mais dinheiro aos consumidores.
  • As lojas e os fabricantes têm vários truques para nos fazer gastar mais dinheiro. Sabe quais são? Descubra as 10 principais coisas que roubam mais dinheiro aos consumidores.
  • As promoções são uma maneira de fazer com que compre algo que não ia comprar. Poucas pessoas são capazes de resistir a uma oferta ao ver o desconto. Mas o que será que as promoções realmente escondem? Muitas vezes, as lojas aumentam deliberadamente os preços das peças. A loja até pode oferecer algumas peças com os 70% de desconto anunciados em letras garrafais na porta. Mas são poucas. A maioria das roupas não teve variação de preços ou, se teve, foi um desconto menor que esses 70%,
  • Diferentes fabricantes de roupa têm diferentes padrões de tamanhos. É por isso que, numa loja um tamanho M pode servir perfeitamente, enquanto em outra, a melhor escolha é um S. Algumas empresas "encolhem" propositadamente o tamanho das suas peças para que as compradoras sintam mais prazer em adquiri-las.
  • Grandes marcas periodicamente lançam linhas desenvolvidas em colaboração com designers famosos. O objetivo é fazer com que os consumidores paguem mais por peças exclusivas. Mas a exclusividade só diz respeito à edição limitada, mas a qualidade não é melhor que a de qualquer outra peça da mesma loja.
  • Já reparou? Em toda a loja, a roupa está dobrada e disposta de forma organizada, mas na secção de descontos, reina o caos: todas as peças estão mal arrumadas. É um truque usado para que o comprador se sinta feliz por ter conseguido achar uma peça bonita por um preço supostamente vantajoso, e garanta a compra.
  • Ainda que a etiqueta diga que a peça foi feita com materiais naturais, ela pode ser nociva à saúde. O fabrico de roupas usa produtos químicos que não podem ser detetados sem uma análise no laboratório. Substâncias perigosas ajudam a tornar realidade a ideia do designer (dar cor ou a textura necessária à roupa), enquanto outras protegem o tecido contra insetos e mofo. Lave sempre as suas peças novas antes de vesti-las. Isso reduzirá a quantidade de agentes perigosos e de micro-organismos que podem ter sido deixados por quem experimentou a roupa antes de si.
  • Frequentemente, os fabricantes sobem os preços de peças em tecido sintético para estimular que os consumidores comprem roupas mais caras, feitas em tecidos naturais. O cliente acha que uma peça de lã ou algodão não é tão cara em comparação com a sintética, e que será um bom investimento.
  • Para tentar economizar, muitos consumidores recorrem aos outlets. Mas as roupas e acessórios nesse tipo de lojas só parecem peças de coleções de estilistas. As marcas de luxo frequentemente produzem as mesmas peças, mas em tecidos mais baratos, especialmente para os outlets, só para ganhar mais dinheiro de quem não pode ser dar o luxo de comprar numa loja cara.
  • Antigamente comprava-se roupa que duravam anos e anos sempre impecáveis. Mas muitas roupas feitas atualmente costumam ser de baixa qualidade: costuras mal feitas e tortas, estampados que largam tinta, acessórios de plástico barato e cores que perdem a intensidade logo após algumas lavagens. Este é o objetivo dos fabricantes: fazer roupa rapidamente e a baixo custo, para que possamos estar sempre a precisar de comprar novas. É a chamada obsolescência programada e acontece com vários produtos.
  • Os tempos em que a indústria da moda só dominava 2 temporadas: primavera-verão e outono-inverno, ficaram no passado. Os fabricantes atuais já usam a estratégia das micro tendências. Praticamente todas as semanas, as lojas recebem novidades para despertar a vontade de comprar, fazendo com que gaste mais.
  • Sempre que entrar numa loja de fast fashion vai perceber que a música está alta e acelerada, para tentar incitar à compra. O mesmo com as luzes e os espelhos que fazem com que se pareça sempre mais bonito e magro para gostar de se ver com a peça e levá-la consigo.
 
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