
A vitamina C é um nutriente que está presente em todas as células do corpo humano e tem uma ação essencial no organismo, nomeadamente ao nível do sangue, pele, sistema nervoso, dentes e glândulas como as suprarrenais e a tiróide.
Classificada como vitamina hidrossolúvel, a vitamina C não é armazenada pelo nosso organismo, pelo que deve ser incluída regularmente na nossa dieta, seja através da alimentação ou com suplementos nutricionais. Ao obtermos a vitamina pelos alimentos, esta é facilmente absorvida pelo intestino delgado para o sangue e passa rapidamente para dentro dos tecidos das suprarenais, rim, fígado e baço - posteriormente, é libertada pela urina ou exalada com o dióxido de carbono. Quando ingerida acima do nível de saturação é expelida, podendo provocar diarreia e dores abdominais.
Os alimentos mais ricos em vitamina C são:
- Citrinos;
- Morangos;
- Kiwis;
- Groselha;
- Melão;
- Uvas;
- Papaia;
- Couves de bruxelas;
- Batata;
- Tomate;
- Couve flor;
- Pimentos verdes;
- Bróculos, entre outros.
Os benefícios da Vitamina C
- Estimula o sistema imunitário e ajuda a combater infeções, se for tomada continuamente, e aumenta a produção de células brancas e de diferentes anticorpos.
- Tem um efeito antioxidante, tanto dentro como fora das células, por ser hidrossolúvel. Este efeito antioxidante traduz-se no seu poder rejuvenescedor da pele, agindo como um protetor celular contra os efeitos danosos dos radicais livres, como as rugas e a flacidez da pele, mas também ao nível dos pulmões (nomeadamente dos asmáticos) e na prevenção de cataratas.
- Tem um efeito anticancerígeno, na medida em que protege o organismo dos radicais livres, diminuindo a probabilidade de erros nas células e estimula o sistema imunitário. A sua ação traduz-se também num efeito dexintoxicante, que impede a conversão dos nitratos provenientes do tabaco, poluição, carnes e alguns vegetais, em substâncias cancerígenas.
- Desempenha um papel fundamental na manutenção do sistema cardiovascular, pois defende-nos das doenças cardiovasculares e da arteriosclerose porque evita que o colesterol oxide e se deposite nas paredes dos vasos. Ajuda também a prevenir algumas anemias.
- Efeito antistress, relacionado com as glândulas suprarrenais. É essencial para a produção de adrenalina e contribui assim para o mecanismo de defesa do stress. Está também relacionada com o sono, controlo da dor e bem-estar e regula o sistema nervoso.
Vitamina C e cosmética
A importância da vitamina C no mundo da cosmética prende-se, sobretudo, com os seus benefícios ao nível da pele.
As suas propriedades antioxidantes reduzem os sinais de envelhecimento e é uma substância com um papel determinante ao nível do funcionamento da pele: crescimento, manutenção e reparações, face a aos estragos da oxidação e até mesmo de feridas. A vitamina C tem também um efeito fotoprotetor contra raios UVA e UVB e é um dos melhores ingredientes para combater as manchas escuras.
A aplicação tópica desta substância estimula participa na estrutura do colagénio, no seu transporte e consolidação, é fotoprotectora, inibe a formação de tumores e reforça a parede dos capilares. A sua aplicação e consumo deve ser feita à noite (não exclusivamente), pois é durante o sono que o nosso organismo, e em especial a pele, se regenera.
Os benefícios cosméticos da vitamina C incluem a uniformização do tom e aumento da elasticidade da pele, hidratação e suavização das rugas, combate aos radicais livres e as propriedades antioxidantes, clareadoras e auxiliam na produção de colagénio. Com todos estes efeitos para a pele, muitas indústrias cosméticas aderiram a produtos feitos à base de vitamina C.
Comentários