Existem dois tipos de compras:

  1. Atemporais (70-80%)
  2. Sazonais (20-30%)

Nas peças atemporais, pode (e deve) investir em qualidade e em modelos que sejam totalmente o seu estilo: em termos estéticos, de conforto e que se adequem à sua rotina. Regra obrigatória: vale a pena investir quando se vê a usar essa mesma peça daqui a 10 anos. Neste tipo de peças, existe mais que investimento financeiro – perca tempo a pesquisar, experimente, pondere, “namore” a peça. Vai valer a pena se tiver 100% de certeza – e não se deixe levar por aquilo que as outras pessoas consideram clássicos. Encontre os SEUS.

Dica: comece a investir nas camadas de fora – casaco, sapatos e bolsa.

Já as peças sazonais, que deverá usar ao longo de (em média) um ou dois anos, pode ser um pouco mais flexível. Mas não muito: deixe de parte a ideia de tendências efémeras e descartáveis - não há nada mais fora de moda que isso! Mas, claro, divirta-se com este tipo de peças, dê a parte fun ao seu guarda-roupa nesta parte.

Para inspiração, faça igualmente alguma pesquisa: antes de decidir, espreite várias lojas e, claro, leia as suas revistas e blogues preferidos.

Os dois tipos de peças são importantes mas, claro, o importante é a base. E, sendo a base algo que dificilmente muda, deverá ser aqui que investe.

E se lhe disser que… As peças onde vai investir mais dinheiro vão sair-lhe mais baratas?

Sim, é verdade. Existe uma “fórmula” que deve usar, ainda que mentalmente e “por alto”, quando decide comprar todo o tipo de peças: o custo por uso (CU).

É fácil: dividir o preço de uma peça pelo número de vezes (ainda que hipotético) que vai usar. Imagine um vestido com um estampado “trendy” que custa 30 euros e que vai usar 10 vezes em dois anos - vai custar-lhe três euros por uso. Já um casaco de 500 euros que pode combinar com vários tipos de conjuntos, basta usar 170 dias para ter o mesmo CU (assim dito parece muito, mas se pensar bem, são dois invernos – dos muitos que um casaco deste valor poderá durar).

Dá que pensar, certo? Eu passei a ter este raciocínio nas minhas compras e fez-me deixar na loja muitas (muitas!) peças.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.