Lá vai o tempo em que só os perfumistas ou os grandes Costureiros tinham o seu nome associado a uma fragrância.

Quem não recorda Demoiselle Chanel, Miss Dior, G, de Gucci., Ungaro de Ungaro, Armani by Armani, Gyvenchy by Givenchy, Rochas, de Rochas ou Chloé, de Chloé?!!!

Os Anos 80 do século passado ampliaram o leque. Nomes consagrados do cinema como Alain Delon, Catherine Deneuve, Elisabeth Taylor, Omar Saharif, entre outros, deram vida a fragrâncias com vidas longas ou, relativamente, efémeras. Elisabeth Taylor, dizem os entendidos, terá sido o que mais êxito alcançou.

Os rostos de algumas Casas Reais - Princesa Stephanie do Mónaco e Ira de Furstenberg, por exemplo – também foram escolhidos para “emprestar” o seu nome a criações olfactivas, à semelhança do que aconteceu nos séculos XVII e XIX.

Não admira pois que figuras consagradas da actualidade no campo da música, do cinema, do desporto vejam os seus nomes ligados às mais diversas criações olfactivas. Deixaram de ser meros rostos de uma campanha publicitária para virarem protagonistas activos na criação das fragrâncias a que dão nome. Muitos seguem de perto a formulação das pirâmides olfactivas bem como o design do frasco ou da cartonagem, ou as campanhas publicitárias.

Em suma, uma aposta que vai ganhando terreno e que serve interesses evidentes – dos fãs dos denominados “VIP”, e das empresas que se dedicam à criação de fragrâncias que, assim, vislumbram novos filões a explorar. Negócio é negócio.

S by SHAKIRA

Sensual e feminina

Shakira para além de cantora e bailarina reconhecida mundialmente – 50 milhões de discos vendidos! – tem-se empenhado em causas humanitárias, tendo criado a sua própria fundação – “Barefoot Fondation” .

O empenho e entusiasmo com que se dedica a todas as suas actividades estendeu-se ao mundo das fragrâncias. Acaba de lançar, em parceria com PUIG, o seu primeiro perfume – S by Shakira.

Trata-se de uma fragrância “oriental” em que as palavras sensual e feminina se colam na perfeição.

O ponto de partida para a criação foi o Jasmim Sambac, originário da Índia, que se associou com as notas aromáticas da flor de laranjeira e da gardénia. As notas de coração, envolventes e femininas fazem nos adivinhar madeiras exóticas, especialmente a de sândalo. As notas de base recordam o Oriente, os aromas doces e envolventes – baunilha, âmbar, resinas… Tudo em “doses” correctas, como na música ou culinária.

Não é por acaso que Shakira afirma: “Em muitos sentidos a criação de uma fragrância é semelhante à da composição de uma canção: precisa de muita imaginação e perseverança para que criem uma harmonia que resulte bem. Com uma canção, o perfume compõe-se de notas diferenciadas, únicas.

O frasco de S by Shakira, talhada em vidro de alta qualidade, faz apelo à luminosidade, ao movimento de uma bailarina de dança oriental. Um frasco cuja luz “muda” consoante o ângulo a partir do qual é observado. A letra S, suspensa do gargalo torna-o único, luxuoso.

A cartonagem revela-se um jogo de contraste de cores e texturas. Branco e ouro, um binómio que se pode traduzir em palavras simples – elegância e modernidade, tal como o espírito da cantora.

A imagem publicitária de S tem como ponto central a figura da artista, vestida com um modelo da colecção Vintage de Paco Rabanne, confeccionado em malha de metal dourado.

THE SECRET, DE ANTÓNIO BANDERAS

Deixar-se seduzir

The Secret não é a primeira incursão de António Banderas no mundo das fragrâncias. Com este novo aroma faz-se um apelo ao mistério, masculinidade, sedução, elegância, bem ao estilo do actor.

As notas de saída, anunciam os aromas da menta, bergamota e toranja branca. No coração da pirâmide um aroma raro em perfumaria – o licor de maçã - condimentado com canela e pimenta.

As notas fundo jogam na sedução, no despertar dos sentidos. Acordes de patchouli, fava Tonka e baunilha revelam o exotismo oriental. A sensualidade anuncia-se com as notas das madeiras raras, do couro e almíscar.

O frasco representa na perfeição os valores e os códigos de The Secret. O buraco da fechadura, aplicado na zona frontal do frasco é, sem dúvida, o elemento chave do design.

Realçado por uma placa metálica fina, a imagem da fechadura aparafusada com parafusos prateados, transmite a ideia de discrição, de segredos bem guardados.

Quatro palavras inscritas – ANTÓNIO BANDERAS – THE SECRET -, convidam à descoberta, a experimentar a fragrância.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.