Com a correria do dia a dia na vida de uma mulher, quando chega a casa a última coisa em que pensa é em limpar ou guardar a mala para que não se degrade com o tempo. Infelizmente isso é um dos erros que muitas cometem e que tem consequências futuras nos acessórios. Por isso, para que consiga preservar a sua mala, siga estas dicas e truques para não ter de estar sempre a gastar dinheiro em malas novas.

Esvaziar

Primeiro que tudo deve esvaziar e sacudir por completo a mala antes de a guardar. Se conseguir aspirá-la ainda melhor. Isto irá prevenir que perca tempo em tirar tudo antes de a ter de usar outra vez (imaginando um caso em que esteja com pressa, não será o melhor momento para a limpar).

Limpar

Tente uma vez por semana limpar a mala com água morna e sabão, aplicando um pano húmido na parte de fora da mesma. Depois passe um pano seco e macio para secar bem. Lembre-se de nunca as guardar enquanto estiverem húmidas, molhadas ou sujas.

Produtos

Tenha muito cuidado com os produtos que aplica na mala, uma vez que há alguns que contêm substâncias químicas prejudiciais à qualidade da mesma (a cor e o próprio material podem desgastar-se). Normalmente produtos caseiros que a mulher usa, como o vinagre ou outro tipo, são os mais prejudiciais sem que saibamos. O ideal é usar produtos específicos para o material de que a mala é feita. Caso contrário, como já foi referido, a aparência da mala ficará ainda mais danificada e, consequentemente, também a sua funcionalidade. Uma das dicas é que teste noutro sítio o produto antes de aplicá-lo diretamente na mala. Isto poderá prevenir erros fatais.
Caso necessite de tirar manchas, aposte num produto de remoção de tinta para couro e siga todas as regras do mesmo. O aconselhável para um desaparecimento total de uma mancha exterior é tentar removê-la logo após o momento em que ela se sujar.
Se o cheiro da sua mala a incomoda, use fermento em pó. Coloque um saquinho com o produto e com o tempo ele desaparecerá.

Forma

Quando estiver em casa, tente sempre colocar um enchimento na sua mala. Isto irá prevenir que ela nunca perca a sua forma. Pode usar o enchimento que já veio com ela na hora da compra ou com almofadas mais pequenas que tenha. O que realmente não deve pôr é papel, pois com o tempo as traças começam a atacar.

Proteção

Tente proteger a mala com sacos de algodão ou flanela. Desta maneira o couro, ou outro material, não ficará "arranhado" caso esteja encostado a algum sítio. Já as malas que tenham pedras, missangas ou lantejoulas devem ser sempre  guardadas em sacos individuais para evitar o contato com outras peças.
Não deixe as suas malas penduradas em cabides por muito tempo, pois eles marcam e deformam as alças. Para as guardar, os sítios mais indicados são as prateleiras. Assim, facilitará a visualização e a ordem. Caso não tenha espaço pode também optar por cestos, caixas organizadoras transparentes ou gavetas.
Outra dica é não deixar a sua mala exposta ao sol demasiado tempo pois pode desgastar.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar