Saber qual é a roupa mais indicada para o ambiente de trabalho é uma dúvida muito comum. Mas encare o dress code corporativo mais como uma orientação do que uma obrigação. Cada empresa tem regras diferentes e o que se pretende é definir um código de vestuário para os diferentes colaboradores, de modo a passar uma imagem positiva da organização.

O dress code pode parecer uma medida excessiva à primeira vista, mas na realidade o “bom senso” é muito relativo, já que depende do gosto pessoal e contexto social de cada indivíduo.  Afinal, quem é que já não assistiu a situações de colegas com um decote tão generoso e a usar umas calças de cintura descaída, em que a lingerie ficava à vista? Lembro-me, ainda, de um cliente referir que teve de chamar a atenção a uma colaboradora, que estava no atendimento ao público, pois esta apareceu com uma camisa branca de tecido fino, mas sem soutien…

Em relação ao dress code business formal, este é o mais habitual em bancos, instituições financeiras ou governamentais, consultoras com clientes corporativos e escritórios de advocacia. Normalmente mais conservador, o estilo formal pretende transmitir uma imagem de seriedade, sobriedade e credibilidade. A discrição é, por isso, a palavra-chave.

Esqueça as últimas tendências de moda, apostando em padrões clássicos (como as riscas finas, bolinhas, xadrez pied-de-poule ou príncipe-de-gales), cores sóbrias e cortes intemporais e estruturados, já que o que se pretende é um look elegante e discreto. As peças de alfaitaria, como o fato, o blazer, a camisa, a saia lápis e as calças clássicas, fazem parte do guarda roupa formal.

Inspire-se no estilo de Carolina Herrera, Amal Clooney, Letizia Ortiz e Kate Middleton. Recomenda-se o uso de fato com calça ou saia ou um smart jacket (blazer ou casaco de tweed), com camisa ou malhas finas, bem como calças e saias de corte clássico, não sendo permitidos os jeans. Os decotes e os comprimentos devem ser moderados. Ou seja, a roupa não deve mostrar demasiado a pele ou a roupa interior.

No livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo” desenvolvo mais este tema, mas pode ter como base do seu guarda roupa as peças de tons neutros (preto, azul-marinho, cinzento, branco, camel e bege), assim como o vermelho, cor-de-vinho, beringela ou verde-escuro. Caso goste de padrões animais aposte nos mais discretos, como a pele de cobra (píton) e de crocodilo.

Os sapatos devem ser fechados, podendo ser rasos ou de salto médio. Opte, ainda, por cintos finos ou médios, malas rígidas de boa qualidade e jóias ou bijuteria simples. A maquilhagem e as unhas devem também ser discretas, por isso nada de usar unhas de gel com várias cores e desenhos.

De forma a mostrar que o estilo formal não tem de ser monótono e que existem mais variedades de cores, do que o preto, cinzento, bege e azul-escuro, apresento aqui algumas sugestões de looks.

Veja como pode modernizar o dress code formal

1. Invista em clássicos modernos

Como modernizar um dress code business formal

Um fato com um corte ajustado ao corpo, um blazer branco ou um casaco num tom mais vivo (por exemplo, vermelho ou rosa) dão um toque de classe e elegância. Além disso, uma camisa às riscas ou às bolinhas quebra a monotonia dos tons lisos.

2. Aposte em diferentes tons de azul

Como modernizar um dress code business formal

Esta é a cor favorita da maior parte das pessoas, já que transmite confiança e serenidade, sendo a mais usada no mundo empresarial. Uma boa forma de modernizar o clássico fato azul-escuro é escolher outras tonalidades. Afinal, se não usa farda tem uma maior liberdade de escolha.

3. Opte por vestidos com detalhes

Como modernizar um dress code business formal

Os vestidos estruturados, que fiquem ajustados mas não colados ao corpo, ou modelo princesa (com saia rodada) são uma boa opção. De comprimento pelo joelho ou um palmo acima deste, ou seja, nada de minissaias, o vestido é muito prático e feminino. Aproveite para usar esta peça com uns sapatos animal print ou metalizados para dar um toque mais moderno ou invista em pequenos detalhes. E não se esqueça de que existem outros tons, além do preto, bege e cinzento. 

4. Substitua o vestido por um macacão

Como modernizar um dress code business formal

Um macacão é uma peça única muito elegante. Aposte em tons e padrões mais discretos e use um cinto para definir a cintura. Mas esqueça os modelos finos de algodão, que se colam ao corpo, pois são demasiado reveladores.

5. Conjugue clássicos de moda com peças mais fashion

Como modernizar um dress code business formal

Uns sapatos estampados, uma mala de tom vivo, um vestido camiseiro por cima de umas calças clássicas e uma saia com um fecho na lateral vão dar aquele apontamento especial, mas discreto, pois ocupam pouco espaço visual. Os acessórios são ideais para personalizar o seu look, sobretudo quando usados com básicos de guarda roupa. Além disso, use uma mala num tom diferente dos sapatos para quebrar aquele ar mais certinho.

6. Destaque a sua cintura

Como modernizar um dress code business formal

Uma boa forma de assumir a sua silhueta feminina é usar um cinto por cima de um casaco ou blazer. Além disso, aproveite para usar um cinto fino colorido, estampado ou com textura no vestido, calças ou saia.

7. Diversifique as suas opções

Como modernizar um dress code business formal

Uma camisa com umas calças (ou saia) clássicas é a combinação mais comum no dress code formal. Mas saiba que não está limitada à camisa branca com calças escuras. Usar uma camisa com textura, num padrão de pequena dimensão ou de corte fluído podem ser boas opções, bem como usar calças em tons neutros alternativos, como o caramelo ou cor-de-vinho. Outra dica de estilo é usar peças de cintura subida ou descaída para tornar o visual mais atual.

8. Aumente o interesse visual com texturas

Como modernizar um dress code business formal

Nada mais chique do que usar uma camisola de malha fina com uma saia justa píton, um casaco tweed (modelo Chanel) com básicos de moda ou usar duas peças de padrões diferentes, mas combinadas de forma discreta, para aumentar o interesse visual do seu outfit. 

Rita Carvalho

www.instyleland.com

Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.