- O local do casamento
Para entrar no espírito de um casamento vintage é primordial escolher um espaço que contribua para este estilo. Sendo uma das suas características a exploração de pequenos elementos, os salões muito grandes, modernos e luxuosos não serão a melhor opção. O ideal serão espaços retro e com um ambiente mais caseiro e aconchegante.
Por seu turno, trata-se de um estilo mais habitual em casamentos de dia, pelo que deverá escolher locais com jardim e espaços abertos, para que possa haver um maior contacto com a natureza.
- A decoração
Para criar o ambiente vintage da festa, a decoração é o elemento-chave a ser explorado, sendo uma das suas principais características a incorporação de objetos antigos e inusitados, preferencialmente com significado e uma história para contar.
Para além do mobiliário de estilo clássico que irá recriar uma atmosfera vintage – como sofás antigos e cadeiras em ferro espalhados pelo espaço, gaiolas brancas e arranjos em vasos de estilo mais rococó – os noivos podem “abusar” de relógios, máquinas de escrever, livros, discos de vinil, malas, garrafas antigas, peças de porcelana e outros itens de decoração que estejam relacionados com décadas anteriores.
Distribua pelos convidados fotografias antigas da sua família, bem como da família do noivo. Para além do ambiente de regresso às raízes, estas recordações vão entreter e emocionar os seus convidados ao tentarem descobrir “quem é quem”.
- Detalhes & Iluminação
Um dos pontos centrais é o excesso e repetição dos elementos pequenos, assim como a aposta em pequenos detalhes espalhados por diferentes locais da festa. Por isso, os elementos grandes e chamativos ficam de fora num casamento vintage.
Na hora de escolher estes objetos, lembre-se que deve escolher itens que lembrem a casa da avó, sejam toalhas rendadas ou bordadas (da família, porque não?), porcelana, prataria, lã, madeira antiga e metal desgastado, etc.
Para a iluminação, sem dúvida que as velas, castiçais e luzes de jardim são uma excelente ideia, assim como tudo o que possa dar luz à sua cerimónia. Pense também fora da caixa e utilize objetos do dia a dia que possam servir para colocar velas, fazer candeeiros ou castiçais. Não é necessário gastar muito dinheiro. Os frascos de doce ou de leguminosas fazem maravilhas num casamento vintage.
- As cores
As cores que farão sucesso se escolher este estilo são os tons pastéis, dando destaque merecido ao branco, beges, verdes e sobretudo ao dourado, que pode ser usado à vontade em pormenores como os talheres ou castiçais. Os tons de cinza, o amarelo, o lilás e nude rosado são também os mais utilizados.
- As flores
Um dos aspetos decorativos imprescindíveis num casamento são as flores, pois permitem transmitir diversas mensagens, nomeadamente a tranquilidade, a paixão, a alegria e a delicadeza. Para conseguir um estilo vintage e romântico, os arranjos florais são ainda mais cruciais do que em qualquer outro estilo de casamento. São mesmo o elemento-chave da decoração para criar um ambiente perfeito, sendo caracterizados pela simplicidade e abundância.
Aposte em tons suaves e delicados - cores pastéis, tons rosa, amarelos, brancos - ou nas flores campestres, que irão inundar o seu casamento com cores, vida, aromas e texturas. Aliás, não tenha medo de misturar. Cada vez mais noivas optam por misturar flores campestres e toscas com flores mais delicadas, resultando em arranjos etéreos e românticos.
- DYI
Se quiser dar um toque especial ao seu grande dia, o “faça você mesmo” é também uma boa alternativa nos casamentos vintage para criar as composições com pequenos elementos. Aqui, a dica é soltar a imaginação para criar detalhes que irão fazer da sua festa um evento ainda mais especial.
Procure objetos antigos em casa ou em casa de familiares, monte uma mesa com fotografias antigas, utilize caixas antigas para os convidados deixarem as suas mensagens, aproveite os tecidos com um ar retro e decore garrafas de vidro com rendas e fitas, faça arranjos de flores dentro de bules e chávenas de chá para decorar as mesas, etc.
- Os convites
Os convites de casamento feitos em papel envelhecido são perfeitos para esse estilo retro. Se puder, escreva o convite à mão, com uma caligrafia esmerada, e escolha temáticas que remetam ao vintage, como flores e bicicletas.
- O visual dos noivos
Esqueça os vestidos volumosos e demasiado extravagantes. Uma noiva vintage prima pela simplicidade, sem descurar a elegância e o glamour. São vestidos caracterizados pelos bordados, apliques envelhecidos ou pérolas.
Geralmente são modelos justos ao corpo, desenhados para uma mulher romântica, mas segura. Os tecidos utilizados são muito fluidos, nomeadamente as sedas, o crepe e o chantilly, que dão um movimento fantástico a este tipo de modelos.
Em termos de comprimento, pode optar por modelos abaixo da altura do joelho e, para complementar o visual, a famosa e indispensável voilette, aquele pequeno tule ou renda presa no cabelo, que cai sobre o rosto.
As luvas e a aplicação de flores no vestido e nos enfeites de cabelo também ajudam a criar o clima romântico e delicado do estilo.
Os noivos têm mais algumas opções para além do fato tradicional. Neste caso, podem apostar em coletes ou suspensórios. Em termos de acessórios, as gravatas finas ou modelo borboleta são a cereja no topo do bolo para um look vintage. Para reforçar o estilo, opte por um chapéu.
- O transporte
O modo como os noivos se vão ser transportados é importantíssimo, nomeadamente num casamento vintage, onde é possível fazer uma entrada em grande que fique na memória de todos os convidados. Um carro clássico dos anos 40, 50 ou 60, com as suas linhas elegantes e vintage, são uma aposta ideal para este estilo de casamento mais tradicional, elegante e romântico. Outra hipótese são os carros desportivos, de alta gama.
- Fotógrafo
Registar as memórias de um dia tão especial é obrigatório. Após ter escolhido todos os detalhes da decoração e do seu look, vai querer certamente que tudo fique eternizado em imagens.
Por isso, quando falar com o seu fotógrafo sobre as fotografias de festa peça que algumas delas sejam capturadas ou tratadas com filtros especiais, para que possam adquirir um ar antigo e envelhecido. Desta forma, para além de comemorar o seu grande dia ao melhor estilo vintage, poderá também ter recordações que recriem o ambiente que tanto sonhou para o seu casamento.
Comentários