Lavar o rosto é o gesto mais espontâneo de todas as manhãs, mas para que a pele fique realmente limpa é preciso mais do que água e um simples sabonete.

Um gesto simples que, quando feito correctamente, é determinante para manter a sua tez sã, jovem e luminosa por muito mais tempo.

Lembre-se que um creme, por melhor que seja, aplicado numa pele suja não faz milagres. No ritual de beleza diário, a limpeza é o primeiro passo e um dos últimos. Só assim se livrará das impurezas que se depositam na epiderme e penetram nos poros, impedindo a correcta oxigenação dos tecidos.

A sua cútis é constantemente sufocada por células mortas, toxinas, sebo, poluição, fumo do tabaco e restos de maquilhagem. O resultado dessa mistura é uma pele baça, com os poros obstruídos e, por isso, mais atreita ao aparecimento de pontos negros.

Escolha bem os produtos

Uma limpeza profunda só é possível com os produtos adequados ao seu tipo de pele. Esqueça o gel ou sabonete com os quais lava as mãos e o corpo, pois estes anulam a hidratação natural da pele da face, deixando-a seca e sensível. O rosto precisa de mimos especiais, ou seja, produtos que limpem sem secar ou atacar a barreira protectora da epiderme.

Se a sua pele for seca prefira o leite de limpeza, se for normal eleja a espuma, enquanto o gel oil-free é ideal para a mista ou oleosa. O primeiro deve ser aplicado na face com a ajuda de discos de algodão e retirado com uma esponja ligeiramente húmida e muito suave, já os dois últimos são aplicados sob a pele húmida e retirados apenas com água.

Cuidado nocturno

Aproveite este momento para massajar durante alguns minutos o seu rosto e activar a microcirculação, o resultado é uma sensação de frescura única que pode ser reforçada com o uso de um tónico ou de uma água termal. Esta última é mais aconselhada para a pele seca, enquanto o tónico é indicado para os restantes tipos de pele.

Depois deste ritual, a sua pele respira pureza e está pronta para ser hidratada, mas lembre-se que a limpeza deve ser repetida impreterivelmente antes de se deitar. Se não dispensa a maquilhagem, poderá ter de usar um desmaquilhante, antes do leite, mousse ou gel de limpeza (produtos que conseguem remover maquilhagem em pó), para eliminar com eficácia a base e a máscara.


Veja na página seguinte: Os cuidados que os especialistas recomendam

Conselhos úteis

1. Se depois de lavar o rosto, a sua pele descama ou fica vermelha mude de produto.

2. Evite lavar a cara com água fria – sobretudo se tem a pele oleosa – caso contrário, corre o risco de ficar com resíduos de sebo e do gel de limpeza, que irão obstruir os poros.

3. Desmaquilhe os olhos com produtos específicos já que o contorno ocular é uma zona particularmente sensível.

4. Caso a sua pele tenha tendência para a vermelhidão, aplique água termal, rica em sais minerais que acalmam as irritações, melhoram a circulação e estimulam as defesas da pele.

5. Mesmo durante a noite a pele continua muito activa e produz uma grande quantidade de sebo e toxinas que devem ser retiradas assim que acorda. Não descure este cuidado!

Texto: Rita Caetano

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.