Não há mesmo volta a dar. Quando a pele sensível está doente, seja ou não exposta a temperaturas extremas, tem de ser tratada por um dermatologista. É o que acontece quando surge associada a alguma doença como a couperose, por exemplo. Normalmente, o tratamento do especialista é complementado com um tratamento estético. As peles sensíveis são-no por múltiplas causas ou causas pouco definidas e, por isso, a forma de as tratar é muito variável e deve ser ajustada a cada paciente.

O sucesso do tratamento baseia-se no diagnóstico precoce, em seguir os conselhos indicados e em usar a medicação e os tratamentos prescritos pelo dermatologista. Estas são as soluções a que pode recorrer para solucionar alguns dos problemas mais comuns:

- Se tem couperose

Quando os capilares das maçãs do rosto, asas do nariz, fronte e mento se dilatam por causa da alta reatividade destas peles aos agentes externos (mudanças de temperatura, refeições copiosas e álcool, entre outros), a forma mais eficaz de eliminar os vasos dilatados é o tratamento com laser. Tal como explicam os especialistas da Clínica de Dermatologia do Areeiro, o tratamento é realizado com Laser Nad Yag ou IPL (Luz Pulsada Intensa), através de uma espécie de disparos que actuam por fotocoagulação seletiva. O preço é de aproximadamente 200 € por sessão.

- Se tem dermatite atópica ou seborreica

Requer tratamento farmacológico com aplicação de cremes corticoides que devem ser administrados sob um estrito controlo médico para evitar os efeitos secundários como a atrofia cutânea ou de repetição, habituais nos tratamentos com estes medicamentos. Uma das soluções de recurso é o Tratamento Pele Sensível, procedimento que começa com uma limpeza de pele, feita com leite desmaquilhante hidratante.

De seguida, faz-se uma esfoliação suave que liberta a pele de impurezas e células mortas deixando-a hidratada e uniforme. Segue-se a tonificação, que acalma e purifica. Aplica-se um creme vascularizante e regenerador dos vasos capilares, uma máscara de olhos descongestionante, drenante e anti-edema, um creme para nutrir, regenerar e estimular as defesas da pele, uma máscara descongestionante, purificante e calmante e, finalmente, protege-se e hidrata-se o rosto.

Outra solução é o Skin Resonance da Comfort Zone. Tratamento fortalecedor, descongestionante, protetor e equilibrante para peles delicadas e sensíveis, destina-se a peles reativas, sujeitas a vermelhidão, com couperose e capilares frágeis. Após o tratamento, é visível um atenuamento da vermelhidão da pele quer localizada quer difusa. A pele reencontra a sua nutrição, tonicidade e uma agradável sensação de bem-estar.

Veja na página seguinte: Outros tratamentos para a dermatite atópica ou seborreica

Outros tratamentos para a dermatite atópica ou seborreica

O Soin immuniscience de Sothys é um tratamento para pele sensível e reativa. Primeiro, limpa-se a pele do rosto, pescoço e colo com o leite e a loção Douce Confort. No segundo passo faz--se penetrar uma ampola Immuniscience Sérum através de afloramentos manuais e reparte-se o Immuniscience Fluide pelo rosto, pescoço e colo. De seguida, realiza-se uma modelagem relaxante com o Immuniscience Crème.

Depois, aplica-se uma camada de espessura média de Immuniscience Masque, deixa-se repousar 15 minutos e retira-se com esponjas e água tépida. Para terminar, aplica-se o Immuniscience Fluide ou o Immuniscience Crème, de acordo com as necessidades da pele. Este tratamento está disponível em institutos e nos spas Sothys.

O Soothing Facial de Eve Taylor, outra das soluções disponíveis, é um tratamento aromaterapêutico para pele sensível e excessivamente irritável, suscetível a reações alérgicas e erupções cutâneas. Em primeiro lugar, a pele é limpa com o leite e o tónico suavizante e faz-se uma esfoliação manual. Depois, colocam-se seis gotas de Fórmula nº 1 e procede-se à técnica de massagem Eve Taylor.

Coloca-se uma máscara suavizante e deixa-se repousar durante 20 minutos. Retira-se a máscara e aplica-se hidrolato de camomila. Caso necessário, aplica-se também um sérum revitalizante. Para finalizar, utiliza-se uma emulsão ou creme suavizante e protege-se a pele com protector solar SPF 25.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.