Todos os dias ouvimos falar de novas técnicas estéticas ou cirúrgicas que nos permitem reinventar a nossa imagem. Mas quais serão realmente as mais eficazes? Consultámos nove especialistas, que nos revelaram as suas opções pessoais. Para Biscaia Fraga, diretor da Clínica Biscaia Fraga, em Lisboa, os tratamentos estéticos mais recomendados são «a lipoplastia facial complementada com a laserterapia e toxina botulínica», refere.

«Estes tratamentos conferem morfologia e modelação ao rosto, atenua sulcos e pregas, e confere uma nova textura e cor à pele. No aumento do peito, as próteses sub-musculares e incisões peri-areolares ou axilares que conferem um resultado natural em todas as posições corporais, sensibilidade mamária normal e possibilitam a amamentação, mas também lipoplastia mamária (com gordura da própria paciente associada a fatores de crescimento)», sublinha.

«Na modelação corporal, a lipoescultura tumescente vibratória e/ou ultrasónica subtractiva, porque permite esculpir zonas com gordura localizada com o desaparecimento de pregas cutâneas, em especial na cintura, flancos e coxas», acrescenta ainda o especialista. Já para Freire dos Santos, diretor da Clínica Freire dos Santos em Coimbra e da Bioart Clinic, em Lisboa, as opções são distintas. Saiba também quais são os tratamentos estéticos que os especialistas menos recomendam.

Uma alternativa à cirurgia 

Para este especialista, os tratamentos estéticos que considera serem os mais aconselhados são «no rejuvenescimento facial, o Smartxide Dot laser CO2 fracionado». «É uma alternativa à cirurgia, com recuperação mais rápida. Reduz eficazmente as rídulas, diminui a flacidez, trata as manchas e pode reduzir enormemente as marcas de acne», justifica Freire dos Santos. No tratamento de gorduras localizadas, celulite, flacidez ou duplo queixo, este especialista elogia o Smartlipo.

Este tratamento com laser sob anestesia local, sem internamento, permite uma rápida recuperação. «Recomendo as próteses mamárias de gel altamente coesivo para aumentar o tamanho mamário, mudar a forma e reconstrução pós-mastectomia», refere. Ibérico Nogueira, cirurgião plástico diplomado pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil, na Clínica Ibérico Nogueira, em Lisboa, por seu lado, considera que os tratamentos mais recomendados são «algumas técnicas de tratamento dos primeiros sinais de envelhecimento facial.

«Podem ser cirúrgicas como um mini-lift e não cirúrgicas como infiltrações de ácido hialurónico para rugas estáticas, sulcos cutâneos e aumento dos lábios e das maçãs do rosto, infiltrações de botox (toxina botulínica) para as rugas de expressão, laser de CO2 fraccionado, que é um fotorejuvenescimento (actua nas manchas solares, couperose, manchas acneicas, poros dilatados, flacidez, rugas e rídulas) e radiofrequência (com Thermacool) que permite reduzir a flacidez facial e cervical, entre outros.»

Veja na página seguinte: Os tratamentos anti-aging a experimentar

Os tratamentos anti-aging a experimentar

Para Alexandra Osório, dermatologista mestrada em dermatologista estética, considera «é essencial ter, desde cedo, cuidados diários com a pele, limpar, tonificar e hidratar com o uso de produtos farmacológicos adequados». «A linha de cremes usada deve ser adequada à idade real da pele (e não à idade biológica) e escolhidos com base num diagnóstico cutâneo», acrescenta ainda a especialista portuguesa.

«Recomendo também dois ciclos anuais de tratamentos anti-aging (com técnicas cientificamente reconhecidas e realizadas em clínicas médicas) e a correção, desde cedo, das primeiras rugas, seja com aplicação de toxina botulínica ou de material de preenchimento, pois uma vez instaladas, produz-se, progressivamente, uma quebra da derme que exige métodos mais agressivos», sublinha a dermatologista Alexandra Osório.

Manuela Cochito, dermatologista na Clínica Manuela Cochito, em Lisboa, salienta «a maior importância dos retinoides, dos ácidos de frutos, das isoflavonas, ou dos hexapéptidos, cuja escolha exata para uma determinada pele é fundamental para o sucesso de uma terapêutica de rejuvenescimento». Nos últimos anos, foram muitas as que prescreveu no seu consultório da capital.

Os cuidados a ter na prescrição de cremes

Muitos dermatologistas são perentórios. «A prescrição de cremes deve, contudo, ser acompanhada por técnicas adjuvantes, como a aplicação de toxina botulínica nas rugas de expressão, enchimentos com ácido hialurónico das rugas nasogenianas ou nos lábios, e radiofrequência ou, mais recentemente, a radiofrequência associada a campos magnéticos (com o equipamento Freeze) que permite tratar a flacidez e recuperar a firmeza facial e corporal», refere.

«E ainda os vários tipos de laser que permitem tratar a rosácea, os lêntigos solares, as rugas mais fundas ou as cicatrizes», acrescenta ainda a especialista. Já Campos Lopes, dermatologista, é a favor dos tratamentos menos agressivos que permitam manter a atividade quotidiana. «São menos invasivos, com resultados visíveis só ao cabo de séries de tratamentos, mas com efeitos acessórios escassos», considera.

«Os cosmecêuticos (cosméticos com efeitos terapêuticos) são um complemento importante», assegura o especialista. «A nível da textura e coloração da pele, recomendo os lasers ablativos, nas rugas da porção inferior da cara, substâncias de preenchimento, nas rugas da fronte e, em redor dos olhos, a toxina botulínica. E, na recuperação dos danos do envelhecimento facial, fotorejuvenescimento com laser de CO2, que produz a ablação completa da epiderme e de parte da derme superficial», acrescenta.

Veja na página seguinte: Os efeitos da bioestimulação com plasma rico em plaquetas

Os efeitos da bioestimulação com plasma rico em plaquetas

António Boavida, médico especializado em medicina estética, revela que, «considerando que os tratamentos médicos em estética devem ser eficazes, seguros e minimamente invasivos, recomendo como os mais completos e eficazes no rejuvenescimento, nas rugas, nas lesões inestéticas benignas, na gordura localizada, nas estrias e nas cicatrizes a bioestimulação com plasma rico em plaquetas».

A lista não se fica, contudo, por aqui. Inclui também os preenchimentos com ácido hialurónico, os peelings médios, o ressurfacing com laser fracionado, a mesoterapia, a carboxiterapia, o micro-needling e a aplicação de toxina botulínica. «São tratamentos que, quando efetuados por um profissional habilitado, são seguros e eficazes na obtenção de resultados», afiança.

Para Vítor Junqueira, médico mestrado em medicina anti-aging, os tratamentos estéticos «são os que menos efeitos associados apresentam. Ao contrário do que a população pensa, a toxina botulínica é um excelente produto quando devidamente aplicado por especialistas. Para preenchimento de rugas de fratura na derme ou aumento labial (bioplastia), recomendo o ácido hialurónico, pelos seus efeitos benéficos na hidratação intensa e poucos transtornos», diz ainda.

Tratamentos recomendados para o rosto

A face é uma das áreas do corpo que mais pessoas gostavam de alterar. «Nos tratamentos de rosto, destaco a bioestimulação com fatores de crescimento do próprio sangue do paciente», refere o médico Vítor Junqueira. «No que respeita ao tratamento das zonas de gordura localizada, o lipo-laser consiste numa intervenção com anestesia local através de uns furinhos na pele por onde passa o laser», explica.

A intervenção é feita «com o menor transtorno possível e com a maior eficácia na destruição da gordura e um grande efeito de retração da pele», assegura ainda. Para Marina Alves, médica especializada em medicina estética, os tratamentos que recomenda são «a dermodepilação usa um laser de diodo que permite realizar a fotodepilação durante todo o ano, em qualquer tipo de pele, incluindo as peles escuras-bronzeadas e as peles negras».

Esse procedimento «destrói o folículo piloso por ação do calor, acumulando energia baixa e de forma progressiva», explica ainda esta especialista. «A nível do rejuvenescimento, recomendo o tratamento Vital Light, o ácido hialurónico injetado na pele integra-se nos tecidos atuando sobre o equilíbrio hídrico da zona tratada, captando ou restituindo a água. É injetado na derme média e profunda, na zona onde se situa 70% da água contida na pele, proporcionando resultados muito duradouros», garante.

Texto: Ana Catarina Alberto

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.