Têm um papel importante no universo da cosmética. Conhecem (e experimentam) em primeira mão os novos produtos, ainda antes de serem lançados no mercado, têm acesso aos estudos por detrás das fórmulas, dominam termos técnicos, os nomes dos ingredientes ativos e a ação que têm na pele. Contactam com investigadores e, no final, traduzem para os leitores das publicações em que escrevem aquilo que absorvem de toda a informação e experiências que vivem.  Mas, apesar de estarem rodeadas de novidades, cada editora de beleza tem rituais próprios de que não abdica.

Alguns são úteis em situações SOS, como revela Isabel Vidal, da revista Activa. «Quando não tenho à mão uma fórmula específica para nutrir as cutículas, massajo-as com bálsamo labial. Ficam logo com bom aspeto», revela. Outros são gestos simples que fazem diferença, como deitar algumas gotas de óleo de coco na emulsão corporal para conseguir uma hidratação perfeita «nas zonas secas, como os joelhos e calcanhares», explica Joana Brito, editora de beleza da revista Elle.

- Hidratar o interior dos braços e coxas

«Quando aplico hidratante no corpo, nunca esqueço o interior dos braços, coxas, a zona atrás do pescoço e os lados do tronco», confessa Susana Chaves, editora de beleza da revista Vogue. «São zonas que também envelhecem, mas que muitas vezes nos esquecemos», justifica. O ritual é realizado sobre a pele limpa e seca após o banho e pode incluir a aplicação de vários produtos. «Chego a usar vários cremes, um refirmante de peito/decote, um adelgaçante na barriga e coxas e um hidratante/refirmante no resto do corpo ou autobronzeador de corpo para manter o tom. Nem sempre aplico todos mas, se tiver tempo, pode acontecer», refere.

O que diz a dermatologista

O ritual que segue é a atitude certa, considera Manuela Cochito, dermatologista. «Os cremes atuam a médio e longo prazo e se for rotineira na aplicação, nota-se a diferença», assegura. Convém «ter a noção de que os braços e pernas são sempre as zonas mais secas do corpo, comparativamente ao tronco. As mulheres jovens e de pele oleosa/acneica devem hidratar com moderação ou com um creme menos gordo as costas e a parte superior do tronco para evitar borbulhas», adverte, contudo.

É preciso também não esquecer o decote (sobretudo após os 40 anos), pois sofre com a exposição solar e envelhece mais rapidamente do que o rosto. Se não tem acne, «hidrate a zona do decote quando põe o creme de corpo e o de rosto. Em vez de ser esquecido passa a ser duplamente mimado», recomenda ainda a especialista.

Dica da editora de beleza

Com um pincel de base, aplique um pouco de autobronzeador fazendo uma linha imaginária, entre a orelha e o canto da boca, esbatendo ligeiramente. «Tem um efeito ótico duradouro que salienta e emagrece os contornos», afirma Susana Chaves.

Susana Chaves

Veja na página seguinte: Os cuidados da editora de beleza da revista Elle

- Máscara caseira com curcuma

«Para cuidar da pele mista do meu rosto, no máximo uma vez por mês, faço uma máscara caseira com curcuma que tem propriedades antimicrobianas e esfoliantes», começa por revelar Joana Brito, editora de beleza da revista Elle. A receita inclui vários passos. O primeiro passa por misturar farinha com açafrão (curcuma) e leite até criar uma pasta. Depois, aplica-se uma camada fina em todo o rosto e pescoço e deixa-se atuar 20 minutos, antes e retirar com água tépida.

O que diz a dermatologista

«Se não tem a pele sensível nem rosácea, pode experimentar em casa este tipo de máscara que tem um efeito esfoliante, à semelhança de outras com pepino ou tomate», refere Manuela Cochito. Antes de a preparar e aplicar no rosto pela primeira vez, «tenha em atenção a validade dos ingredientes que usar e teste-a primeiro no braço para despistar potenciais irritações», alerta a especialista.

Dica da editora de beleza

«Para evitar lágrimas indesejadas ao aplicar a máscara de pestanas ou o lápis de contorno de olhos, experimente inspirar e expirar pela boca, em vez de prender a respiração. Funciona!», assegura Joana Brito.

Joana Brito

Veja na página seguinte: Os cuidados da editora de beleza da revista Máxima

- Luvas de algodão para hidratar a pele das mãos

«Aplico uma dose de creme hidratante como se fosse uma máscara e calço luvas finas de algodão, antes de dormir», admite Carolina Silva, editora de beleza da revista Máxima. «Este truque foi-me passado pela minha mãe que tem as mãos secas. No dia seguinte, estão hidratadas, suaves e macias», assegura. Para além dos modelos em algodão, existem luvas específicas para este fim. «No inverno, aplico também um bom creme de pés e calço meias de algodão para a pele absorver enquanto durmo», refere ainda.

O que diz a dermatologista

O termo médico para esta técnica é «aplicação em oclusão» e, segundo Manuela Cochito, permite hidratar a pele em profundidade, ao «criar um ambiente quente e húmido que favorece a penetração do creme». Para maximizar o efeito, «o ideal é usar luvas de plástico. Pode usar um hidratante normal ou, se tem calosidades, optar por um creme com ureia». A técnica deve ser evitada por «quem tem desidrose (pequenas bolhas nos pés e mãos) ou tendência para fungos nos pés», adverte, contudo.

Dica da editora de beleza

«Aplique gotas de óleo numa luva de crina e massaje suavemente com movimentos ascendentes no duche. Ajuda a eliminar as células mortas, a desencravar os inestéticos pelos e deixa a pele macia», garante Carolina Silva.

Carolina Silva

Veja na página seguinte: Os cuidados da editora de beleza da revista Activa

- Óleo capilar e massagem

«Antes de lavar o cabelo, aplico óleo capilar ou multiusos no comprimento e pontas. Utilizo este truque para nutrir o meu cabelo seco mas fino», afirma Isabel Vidal, editora de beleza da revista Activa. «Antes da lavagem, massajo com óleo, deixo meia hora e a seguir lavo, normalmente, com champô e máscara. A diferença é abissal. O cabelo fica com um toque de seda mas sem ficar pesado», afiança ainda.

O que diz a dermatologista

«O óleo dá um aspeto cuidado e é especialmente útil nas pontas espigadas. Acalma e sela a haste capilar. É um reparador eficaz, ideal para cabelo seco. Se os cabelos perderem muito volume, pode reduzir-se a quantidade, pôr nas pontas e menos junto à raiz, usar um champô para cabelos finos, aplicar a máscara só nas pontas, ou seja, gerir até encontrar o equilíbrio ideal para o seu cabelo», refere Manuela Cochito.

Dica da dermatologista

«Se aplicar o óleo no cabelo ao deitar, envolva-o num turbante para evitar que, em contacto com a pele, possa provocar pontos negros, borbulhas ou irritação», recomenda a dermatologista Manuela Cochito.

Isabel Vidal

Veja na página seguinte: Os cuidados da editora de beleza da revista Saber Viver

- Limpeza diária com água micelar

«Limpo o rosto à noite com produtos desmaquilhantes, mesmo que não use maquilhagem durante o dia», revela Madalena Alçada Baptista, editora de beleza da revista Saber Viver. «À noite sou mais minuciosa com a limpeza do rosto. Uso água micelar num algodão, seguida de água e água micelar novamente. Depois aplico um cuidado específico. De manhã, após a limpeza, e independentemente da época do ano, nunca esqueço a proteção solar», garante a jornalista.

O que diz a dermatologista

«É fundamental fazer a limpeza correta da pele e usar um bom hidratante, de manhã e à noite, e um protetor solar», confirma Manuela Cochito. Os passos incontornáveis deste ritual são «desmaquilhar bem o rosto à noite e limpar a pele com um produto de higiene (água micelar, mousse de limpeza, creme, leite, óleo) e, com um algodão ou uma esponja húmida, retirar o excesso», sublinha.  A limpeza matinal deve ser mais suave e a dermatologista recomenda o uso de «um produto específico para eliminar as toxinas expelidas durante o sono».

Dica da editora de beleza

«Uso creme hidratante dos pés à cabeça, 365 dias por ano desde nova. A minha pele agradece, não mostrando celulite e estando sempre luminosa e elástica», refere Madalena Alçada Baptista.

Madalena Alçada Baptista

Texto: Manuela Vasconcelos com Manuela Cochito (dermatologista)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.