Não há como o negar. O cabelo é uma extensão de nós próprias. Dedicamos-lhe muito tempo e somos capazes, até, de ter mais cuidado com ele do que com a pele ao longo do ano. Que o digam as inúmeras idas ao cabeleireiro, as horas passadas a escolher o champô certo e o condicionador mais adequado, o tempo desperdiçado a tentar acertar no produto de styling que melhor se adapta às nossas madeixas ou até a busca, quase incessante, pela coloração perfeita... É ou não é verdade?

Quando o sol começa a aparecer, estas preocupações tendem a triplicar, nem que seja pela vontade de pisar o areal com umas madeixas luminosas e bem tratadas. Mas, para chegar ao verão e, sobretudo, ao fim da estação, com o seu cabelo de sonho, tem de estar a par das novidades em matéria de tendências. Não só de corte e cor, mas também de produtos, cada vez mais inovadores. Muitos deles apresentam, inclusive, métodos de aplicação diferentes daquilo a que estamos habituadas.

Mas como saber quais técnicas e ferramentas melhores para si? Este é o seu guia para um cabelo de praia impecável:

- Cabelos curtos

O cabelo curto, quando bem penteado e convenientemente estruturado, precisa de brilho extra e de um produto fixante com um acabamento natural. Depois de lavar o cabelo, seque-o com o secador, mas não totalmente. Faça um risco ao lado e aplique um produto com estas características, com as mãos, de forma a alisar e controlar o cabelo.

Para conseguir um efeito original e, simultâneamente, proteger o seu cabelo, pode recorrer a um creme ligeiro. As fórmulas atuais destes produtos permitem este tipo de acabamento, pois não são muito pesados e acabam por ter um efeito bastante sofisticado. O melhor é pedir ao seu cabeleireiro que lhe recomende o mais adequado para si.

Os cuidados a ter com as madeixas na praia

- Cabelos médios

Para conseguir um penteado com bastante textura e ondulação, só precisa de aplicar um produto finalizante com alguma fixação, de forma a criar textura no cabelo. Se tem os cabelos lisos, pode fazer uma ligeira ondulação com um ferro de encaracolar e, depois, pentear o cabelo com uma escova para ficar com um acabamento um pouco mais natural.

Para defender o seu cabelo das potenciais agressões da estação do calor, use uma laca de fixação flexível ou um spray finalizante de fixação média que, na opinião de muitos cabeleireiros profissionais, funciona lindamente, tanto em cabelos lisos como ondulados, hidratando-os e nutrindo-os com suavidade. Pergunte ao seu cabeleireiro qual é o que lhe recomenda.

Os cuidados a ter com as madeixas na praia

- Cabelos compridos

O risco ao lado com trança combina lindamente com peles bronzeadas. Para recriar um visual original, após lavar o cabelo seque-o, faça o risco ao lado e uma trança que deve prender por trás da orelha e, depois, num rabo de cavalo. O alisamento com escova é o ideal mas também é possível fazer este penteado deixando o cabelo secar naturalmente.

Experimente, para proteger o cabelo, uma máscara leave in em spray, que deve ser vaporizada na palma da mão antes de ser aplicada nos comprimentos e pontas, que não exige desenxaguamento posterior. Depois, basta pentear e fazer o brushing, como habitualmente. Os cabelos ficam, depois dessa aplicação, mais maleáveis, volumosos e suaves.

Os cuidados a ter com as madeixas na praia

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.