Com o passar do tempo, a coloração ganhou uma nova função. Para além de esconder os cabelos brancos, passou a ser uma arma poderosa na criação de novos visuais de acordo com a moda vigente. E, hoje, cada vez mais mulheres querem uma nova cor nos seus cabelos. Porém, as mudanças na orgânica climática da esfera terrestre têm provocado alterações em toda a nossa vida e principalmente na cor do cabelo pintado.

Um banho de sol sem proteção solar na pele é atualmente inconcebível, pois o sol pode causar danos terríveis a mesma. Os cabelos pintados, da mesma forma, sofrem as alterações da intensidade dos raios solares que modificam a estabilidade da sua cor num período médio de cinco semanas. Para além disso, há outros fatores que contribuem para a alteração da cor no verão, como é o caso dos banhos de praia.

A esses juntam-se as sucessivas lavagens com champôs, principalmente os que não são específicos para coloração pois provocam uma decapagem acentudada, profundas atividades em piscina por causa do cloro e, finalmente, a atividade física que ao provocar uma aceleração nas glândulas sebáceas e sudoríparas alteram a tonalidade original. Atentos a esta situação, os cabeleireiros têm estado conscientes de novas propostas para a manutenção da cor.

A vantagem dos banhos de cor

No passado, quando as cores sofriam alterações, esperávamos para a próxima aplicação para voltar à cor inicial. Hoje, o cabeleireiro, através de novos produtos e novas técnicas, têm ao dispor possibilidades de manter a cada dia a nossa máxima imagem e evitar que fiquemos com a cor do cabelo baça e um aspeto desagradável. A fim de atender a estas necessidades é que foram desenvolvidos os banhos de cor.

O objetivo é acentuar um tom ou netralizar um reflexo. Mas é importante ressaltar que os banhos de cor não substituem a coloração e nem cobrem os cabelos brancos. Assim, os banhos de cor passaram a ter nas suas mais diversas formas uma importância fundamental na manutenção da cor, sobretudo num período de primavera/verão, onde a alcalinidade das mulheres provoca alterações profundas na cor em função do catálogo de escolha.

Durante o verão, é recomendável ter banhos de cor no intervalo de cada aplicação. Estes banhos podem ser mais ou menos repetidos consoante a alcalinidade de cada pessoa. Estes são alguns dos conselhos a seguir para exibir um cabelo pintado no verão com mais nutrição, hidratação e volume:

- Use sempre um champô adequado à cor.

- Aplique regularmente cremes estabilizadores de pigmento com funções amaciadoras.

- Aproximadamente a cada 10 dias, avive a cor original, através dos banhos de cor.

- Na praia e na piscina, use produtos de proteção do cabelo e da cor com produtos adequados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.