Os primeiros dias após a realização de uma mamoplastia de aumento são os mais incómodos, especialmente se a prótese tiver sido colocada debaixo do músculo, e aqueles em que é necessário ter alguns cuidados especiais. Para além disso, é aconselhável fazer um acompanhamento de rotina durante o primeiro ano e, após dois ou três anos, para confirmar se tudo está bem. Segundo o cirurgião plástico João Baptista Fernandes, os cuidados pós-operatórios nos primeiros dias incluem:

- Uso obrigatório e permanente (24 horas por dia) de sutiã especial (tipo desportivo), durante, pelo menos, oito dias.

- Restrição da atividade física, incluindo a condução, nos primeiros dias.

- Dormir de barriga para cima durante umas semanas.

- Massagem diária. A partir do 15º dia, é aconselhável iniciar a massagem e mobilização dos implantes mamários, para prevenir o encapsulamento. Trata-se de um problema que surge em 4% a 10% dos casos e é responsável pelo facto de alguns implantes padecerem de rigidez. Resulta do facto do organismo criar uma cápsula fibrosa que aprisiona a prótese, impedindo a sua movimentação e fazendo com que o peito se torne pouco natural.

- Uso de bandas elásticas. Está indicado nos implantes com localização sub-muscular e com via de acesso axilar, no sentido de minimizar o risco de deslocamento superior das próteses. Devem ser colocadas superiormente e concomitantemente ao uso do sutiã.

- O regresso às suas atividades normais, incluindo as actividades desportivas sem restrições, deve ser feito progressivamente ao fim de 15 dias.

- E se o resultado não for o desejado? Pode-se operar de novo. Mas o mais importante é a primeira operação, já que em caso de se produzir encapsulamento, por exemplo, é difícil corrigir um aumento mamário.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.