SAPO Lifestyle: O que acontece à pele durante a exposição solar?

Torsten Schläger (TS): Assim que a pele é exposta aos raios ultravioleta, substâncias nocivas, como os radicais livres, podem desenvolver-se nas células, o que poderá causar danos na pele a curto e a longo prazo [e provocar doenças, como o cancro de pele]. De forma a evitar estes danos, a pele possui mecanismos próprios de proteção, que se ativam imediatamente após a exposição solar. Um dos mecanismos naturais de proteção da pele é a produção de um pigmento castanho, a melanina, que é produzida naturalmente pelo corpo. A melanina cerca as partes mais importantes das células – o núcleo – como um escudo protetor, absorve os nocivos raios ultravioleta (UV) e combate os radicais livres. Assim, a pele auto protege-se e fica mais bronzeada.

SAPO Lifestyle: Do que é que a pele necessita depois da exposição solar?

Katja Warnke (KW): Passar tempo ao ar livre e desfrutar do sol é um desafio para a nossa pele. Por um lado, os raios UV causam stress e danos – mesmo nas camadas mais profundas da pele. Por outro lado, o vento e a água tornam a pele seca e tensa. Os produtos de proteção solar NIVEA SUN são desenvolvidos para proteger eficazmente a pele da exposição solar e cuidar da pele graças às fórmulas únicas de NIVEA. Adicionalmente, os produtos NIVEA After Sun foram concebidos para apoiar os processos de regeneração da pele, mesmo depois da exposição solar. Estes produtos contêm ingredientes hidratantes e calmantes que vão oferecer o cuidado necessário para a pele em todos os momentos das suas férias.

SAPO Lifestyle: Como é que surgiu a ideia da gama NIVEA SUN Protect & Bronze?

TS: Enquanto especialistas em proteção solar, dedicámos os últimos 5 anos a pesquisar sobre o que acontece à pele durante o bronzeado. Testámos inúmeros ingredientes ativos para acelerar o processo de bronzeado da pele. O extrato de Pro-Melanina identificado no nosso laboratório atingiu os melhores resultados. Pretendíamos encontrar uma fórmula que oferecesse proteção solar sem preocupações adicionais, assim como um bronzeado natural, duradouro e bonito. Levámos anos até encontrar o ingrediente final, que é único e patenteado.

A pele inicia um mecanismo protetor ao produzir naturalmente a pigmentação castanha, a melanina na epiderme, assim que é exposta aos raios UV. A melanina é o escudo protetor natural do núcleo das células e absorve os nocivos raios UV, enquanto luta contra os radicais livres

SAPO Lifestyle: Como é que esse estímulo do processo de bronzeado funciona?

TS: NIVEA SUN Protect & Bronze combina de forma inteligente a proteção solar e bronzeado, utilizando uma função natural da pele. A pele inicia um mecanismo protetor ao produzir naturalmente a pigmentação castanha, a melanina na epiderme, assim que é exposta aos raios UV. A melanina é o escudo protetor natural do núcleo das células e absorve os nocivos raios UV, enquanto luta contra os radicais livres. A gama única NIVEA SUN Protect & Bronze com extrato de Pro-Melanina estimula a produção de melanina numa harmonia perfeita com a pele. Este ingrediente suporta a produção de melanina da pele sem necessidade da irradiação UV. Nunca mais terá que escolher entre proteção solar e um bronzeado bonito.

SAPO Lifestyle: O que é o extrato de pro-melanina?

TS: Este extrato é obtido a partir da raiz da planta Licorice e tem sido utilizado na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para inúmeras indicações, há mais de 5000 anos (por exemplo, aplicações anti-inflamatórias e antioxidantes). Contudo, a Beiersdorf é a primeira empresa a utilizar este extrato num produto para bronzeado. A planta de Licorice foi eleita a “Planta Medicinal do Ano em 2012”, por um painel da Universidade de Wurzburg, Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) e TRAFFIC (Registos Comerciais de Análise da Flora e da Fauna no comércio).

SAPO Lifestyle: Qual é o benefício do extrato de pro-melanina?

TS: O Sol já não é necessário para ativar o processo de bronzeado. O ingrediente ativo baseado nesta planta é capaz de ativar a produção de melanina da pele. A substância atua na pele e mantém ativa a produção natural de melanina, mesmo depois da exposição solar. Contudo, existe um limite pessoal geneticamente determinado que dita até que ponto uma pessoa pode ficar bronzeada e durante quanto tempo.

SAPO Lifestyle: Como devo utilizar os produtos NIVEA SUN Protect & Bronze para obter os melhores resultados?

KW: Pode utilizar os produtos NIVEA SUN Protect & Bronze como qualquer outro protetor solar. Aplique generosamente antes da exposição solar. Se reduzir a quantidade aplicada irá diminuir significativamente o nível de proteção. Repita a aplicação para manter a proteção solar adequada, especialmente após o banho, a transpiração ou a utilização da toalha.

SAPO Lifestyle: A nossa pele tem um limite de bronzeado?

KW: O tipo de pele assim como a capacidade para se bronzear faz parte da nossa informação genética e varia de pessoa para pessoa. O limite e profundidade de bronzeado individual também são hereditários. A aplicação da gama NIVEA SUN Protect & Bronze ajuda-nos a atingir o nosso melhor resultado de bronzeado.

SAPO Lifestyle: Como funciona a função “longa duração” da gama?

TS: Ao aplicar regularmente o produto, a produção de melanina da pele é naturalmente estimulada. Quando aplicado com regularidade (por exemplo, uma vez por dia) o extrato ativa a produção de melanina durante o tempo em que permanece na pele. O extrato funciona com ou sem exposição solar.

SAPO Lifestyle: Qual é a diferença entre os produtos NIVEA SUN Protect & Bronze e um autobronzeador?

TS: Os auto-bronzeadores são produtos que contêm um ingrediente que atua na superfície da pele para lhe dar um tom castanho sem qualquer proteção solar. Pode resultar numa coloração pouco homogénea da pele quando aplicado de forma desigual e leva a uma cor de pele pouco natural. A gama NIVEA SUN Protect & Bronze tem um efeito diferente. O extrato de planta de Pro-Melanina é um ingrediente baseado numa planta que atua na pele e ativa a produção de melanina desde o seu interior. Assim, a gama NIVEA SUN Protect & Bronze oferece um bronzeado individual, natural e bonito que não vai manchar a pele.

SAPO Lifestyle: Quanto tempo demorou o processo de Investigação & Desenvolvimento, desde a ideia inicial ao produto final?

KW: O processo demorou cerca de 8 anos.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.