A massagem que apresentamos foi criada em 1939 pela Doutora Daubiac. Esta massagem mantém-se actual e consiste em efectuar um número determinado de pressões, umas mais enérgicas, outras mais suaves, em determinados músculos do nosso rosto, mantendo a mesma cadência.

Nesta massagem específica, a pressão é feita com a primeira falange dos dedos que deve estar totalmente em contacto com a pele. Esta espécie de ginástica passiva do rosto é muito benéfica, melhorando a tonicidade muscular e activando a microcirculação.

Existem alguns movimentos que favorecem a "penetração" transcutânea do creme de tratamento escolhido para acompanhar a massagem em função do tipo de pele.

Neste caso específico um creme à base de orquídea, um tratamento completo de excepção que reproduz na nossa pele as propriedades funcionais da orquídea (profundamente nutrida, a pele fica confortável, aveludada e uniformizada, a tez ilumina-se e resplandece), ideal para rugas e rídulas.

O grão da pele torna-se mais, fino, altamente concentrado, este tratamento precioso oferece às peles mais exigentes o segredo de longevidade desta flor extraordinária.

A Flor 

Enigmática, mítica, mitológica, a orquídea encarna a própria imagem da beleza. Venerada como uma deusa desde a mais alta antiguidade, a orquídea é uma obra de arte. Um absoluto de perfeição. A flor de todos os mistérios e dos sonhos mais loucos. A orquídea fascina os amantes da beleza, suscita a imaginação dos criadores.

Flor sagrada para muitos povos, a orquídea simboliza beleza, virtude, coragem, amor e graciosidade feminina. Na natureza, as orquídeas seriam eternas... A orquídea nasce onde nenhuma outra flor nasce, no pico duma rocha, a grandes altitudes, no alto de uma montanha ou numa árvore isolada.

Saiba mais na próxima página

Mas o que mais fascina os botânicos, o seu maior mistério, é a sua longevidade. Perante uma tempestade tropical, é a única flor que se mantém indefinidamente fresca, bonita, resplandecente. As orquídeas cultivadas em estufas constituem, também elas, modelos de longevidade.absoluta: algumas podem chegar a ter quase cem anos! O segredo está guardado na força das suas raízes. Essa força permite-lhe preservar a composição original das suas células que, inalteradas, mantêm ao longo do tempo o funcionamento perfeito indispensável à sua sobrevivência e beleza. Estas propriedades de vida, de longevidade, de crescimento e de esplendor, só a orquídea as possui. No reino das flores, a orquídea é o símbolo de eterna juventude.

Passo a passo

1. Limpeza do rosto

2. Aplicação do creme de orquídea seguido de um creme de massagem emoliente, que vai favorecer a absorção dos activos aplicados em primeiro lugar.

3. Início da massagem. Cada músculo recebe 25 pressões.

4. Retirar o excesso de produto, tonificar e aplicar o creme de finalização.

 

Saiba mais na próxima página

A massagem feita em casa

A cliente deve aplicar o creme em casa, seguido de uma pequena massagem facial, que a própria pode fazer, baseada na estrutura de uma orquídea. Um ritual atento às necessidades do rosto uma vez que certas zonas do rosto são mais frágeis do que outras.

Para responder de uma forma mais eficaz às necessidades específicas, a modelação inspirada na orquídea, permite tratar separadamente as zonas que mais preocupam: de manhã e à noite, aplicar o creme em todo o rosto e pescoço perfeitamente desmaquilhados.

Seguir a técnica da modelação ilustrada:

- Exercer uma ligeira pressão com os dedos médio e anelar nos pontos indicados.

- A intensidade da pressão é proporcional ao tamanho da área que o ponto assinala. Fazer estes gestos em simultâneo com as duas mãos.

Profissional: Carla Veiga

Fotografia: Paulo Neto 

Agradecimentos: Guerlain; Espaço César Van Louicci