Todos os dias as nossas mãos estão sujeitas a agressões externas (vento, frio, sol e poluição) que têm influência directa no estado da pele.

«Como agravan­te, o contacto permanente com a água que tem clo­ro e calcário, acaba por irritar a pele e criar a chamada dermite irritativa, principalmente em quem lida mais com água e detergentes», explica Fernando Guer­ra, dermatologista.

Mas nem só a pele é um alvo fácil. Também as unhas podem ter problemas, quer devido a procedimentos estéticos como as unhas de gel, «por­que é aplicada uma cola que, ao fim de algum tempo, pode sensibilizar e criar alergias», quer em consequên­cia de (maus) hábitos como «a onicofagia, acto de roer a unhas, que torna o desenvolvimento da unha mais difícil», explica Fernando Guerra.

Para que as suas mãos não sejam vítimas da moda, leia as dicas de estéti­ca que se seguem e mantenha-as saudáveis e bonitas.

Arranjar as unhas

Segundo Fernanda Pereira Silva, manicura, «primeiro deve limá-las (ou cortá-las, se as quiser mais curtas, e passar depois a lima) e, em seguida, aplicar um líquido amolecedor. Depois, coloque a mão em água quente e, com um pau de laranjeira, empurre as cutículas para trás. Passe por água, seque e aplique um creme hidratante».

Cutículas

As peles que envolvem as unhas requerem atenção espe­cial. Nunca devem ser removidas em excesso, sob risco de se formarem panarícios e outras infecções. «Com um pau de laranjeira empurre as cutículas para trás e depois com um alicate retire apenas aqueles cantos e peles que estão mais levantados», explica.

Pintura perfeita

Antes do verniz aplique uma base protectora (de seda ou normal) e ainda um produto endurecedor se as unhas estão fracas. Para pintar Fernanda Pereira da Silva revela o truque: «Dê uma pincelada do lado direito, outra no esquerdo e por fim uma no meio, começando pelo dedo mindinho.

Para remover os restos, enrole um fio de algodão num pauzinho, embeba-o em acetona e passe-o no dedo, encostado à cutí­cula». Finalize com um verniz fixador que dá brilho.

Unhas de gel

É um procedimento estético que requer cuidados para que a saúde das suas unhas seja preservada. Na manutenção, feita a cada três semanas, o mais comum é retirar o gel, limpar bem a unha e voltar a colocá-lo. «Se o gel não ficar bem seguro à própria unha, há risco de se infiltrar água ou humidade, podendo criar fungos», alerta Fernanda Pereira da Silva.

Roer as unhas

Para além de inestético e prejudicial para a saúde, o hábito de roer as unhas deixa a base do dedo mais larga e arredonda­da. As peles à volta da unha ficam grossas e muitas vezes em ferida, o que pode causar infecções. Nestes casos, Fernan­da Pereira Silva sugere o uso de «vernizes com mau sabor e unhas de gel. O gel deixa a unha rija e as pessoas não conse­guem roer».

Veja na página seguinte: 3 regras que protegem e embelezam as suas unhas

Cuidados especiais

3 regras que protegem e embelezam as suas unhas:

- Manter o mesmo verniz mais de uma semana deixa as unhas amareladas.

- Pintar as unhas sem aplicar uma base protectora pode estragá-las.

- O verniz também tem validade. Quando está velho, engrossa e dificulta a pintura, deixando-a sem brilho.

Texto: Mariana Correia de Barros com Fernanda Pereira Silva (manicura) e Fernando Guerra (dermatologista)
Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)