Nos últimos anos, o tratamento das rugas através de injecções tornou-se cada vez mais popular. Tanto mais que se trata de intervenções mínimas com resultados máximos. Estes cuidados são aplicados através da injecção de um gel dentro, ou por baixo da pele.

Uma intervenção tem uma duração aproximada de 15 a 30 minutos e, geralmente, não requer anestesia. Depois do tratamento, as actividades diárias podem ser retomadas imediatamente e, com excepção do efeito cosmético desejado, muitas vezes nem sequer se nota que houve intervenção.

Hoje em dia, existe um amplo leque de fillers injectáveis. Estes subdividem-se, basicamente, em fillers biodegradáveis e não biodegradáveis (sintéticos). A primeira categoria é totalmente decomposta ou absorvida pelo corpo num período variável de três meses a um ano.

Os não biodegradáveis são encapsulados pelo corpo, onde permanecem para sempre. Apesar de um filler sintético permanecer no corpo, o efeito cosmético tem uma duração de cinco anos; dependendo, entre outros factores, da velocidade do processo de envelhecimento, mas também do eventual surgimento de rugas novas ao lado das rugas tratadas.

A zona a tratar e as expectativas finais de quem procura este procedimento definem qual destes produtos será deverá ser aplicado, para que realmente o tratamento resulte o resultado final seja satisfatório.

Saiba mais na próxima página

O ácido hialurónico

É uma substância natural presente em todos os organismos vivos, sendo um componente universal do espaço entre as células de tecidos corporais (espaço extracelular). É um polissacarídeo, que tem uma estrutura química idêntica, quer seja encontrado numa simples bactéria ou num ser humano.

O ácido hialurónico pode ser detectado em muitos locais do corpo humano, inclusivamente na pele, actuando como um factor hidratante natural. Permite conservar a humidade da pele, tornando-a flexível e elástica.

Com a idade, a quantidade de ácido hialurónico presente na pele diminui, pois as células cutâneas perdem a sua capacidade de o produzir. Neste caso, o ácido hialurónico natural pode ser substituído por gel viscoelástico de ácido hialurónico.

Após a injecção, este forma uma almofada subcutânea relevando as rugas e os sulcos. O gel viscoelástico de ácido hialurónico é, ainda, muito procurado no sentido de aperfeiçoar o aspecto dos lábios, tornando-os mais belos e plenos, ou para acentuar o contorno dos lábios. Os géis viscoelásticos de ácido hialurónico proporcionam um resultado estético com uma duração de três a nove meses.

New-Fill

New-Fill é uma substância própria do corpo à base de ácido poliláctico que estimula a formação de tecido colagénio na pele. As fibras colagénias provocam um aumento da força da pele, tornando New-Fill um produto único no combate às rugas.

Saiba mais na próxima página

Enquanto, passado um ano a ano e meio, o ácido poliláctico irá desaparecer por completo do corpo, o colagénio recentemente formado é decomposto gradualmente pelo processo de envelhecimento natural.

New-Fill é um produto perfeito e seguro para o tratamento de bochechas magras, para a correcção ou a acentuação dos contornos das maçãs do rosto, para os sulcos entre o nariz e a boca e para o rejuvenescimento geral do rosto.

Na maior parte das vezes, são necessários 3 a 4 tratamentos para alcançar os melhores resultados. O resultado surge gradualmente no decorrer de meses e o efeito permanece durante vários anos.

Bio-Alcamid

Trata-se de filler permanente, de gel transparente e injectável, composto por 97% de água e 3% de polialquilimida. Uma vez injectado, é formada uma fina cápsula de cartilagem em torno do implante. Esta cápsula irá manter-se flexível, impedindo a deslocação do implante.

Em princípio, o implante é permanente; pode, porém, se desejado, ser retirado com uma agulha de injecção, o que torna o Bio-Alcamid tão único em comparação com outros fillers permanentes.

Saiba mais na próxima página

A escolha do injectável

A segurança do produto desempenha um papel fundamental. Na medicina estética, é dada preferência à aplicação de produtos não permanentes. No entanto, a maioria dos clientes deseja um resultado permanente.

A obtenção de bons resultados através de um tratamento com injectáveis faciais está intimamente ligada ao profissionalismo do especialista, pois cada injectável facial requer uma técnica de injecção específica.

Para além disso, um especialista deve possuir conhecimentos acerca do produto, e é essencial que sejam explicados os diferentes métodos de tratamento e os diversos produtos – cada um com as suas vantagens e desvantagens específicas relativamente ao resultado - para a obtenção dos melhores resultados e da satisfação do cliente.

O aumento da procura de intervenções médico-cosméticas requer conhecimentos integrados da medicina estética. O conhecimento da dermatologia, cirurgia plástica e medicina interna é assim imprescíndivel para quem pretenda encontrar a solução adequada para o problema estético do cliente, que estará sempre no centro de atenções desta profissão.

Tipos de fillers

Fillers biológicos: Zyderm (Colagénio); Hylaform; Juvederm; Restylane; New-Fill
Fillers sintéticos: Óleo de silicone; Artecoll; Dermalive; Aquamid; Outline; Bio-Alcamid

Saiba mais na próxima página

Características dos fillers

Ácido hialurónico
Não permanente; Polissacarídeo
Indicações
Rugas finas/pequenas; Linhas lábio superior; Embelezamento lábios; Sulcos nasolabiais
Efeito: Directo
Resultados: 3-9 meses

New-Fill
Não permanente; Ácido poliláctico
Indicações
Sulcos nasolabiais; Comissuras labiais; Aumento bochechas; Lipodistrofia
Efeito: Indirecto
Resultados: 2-3 anos

Bio-Alcamid
Permanente, Polialquilimida
Indicações
Sulcos nasolabiais; Embelezamento lábios; Comissuras labiais; Aumento bochechas; Lipodistrofia
Efeito: Directo
Resultados: 5 anos

Perguntas Frequentes

O tratamento é doloroso?
A introdução da agulha na pele pode ser um pouco dolorosa em alguns sítios. No entanto, não é necessária anestesia.
Qual é a duração do resultado de uma injecção?
O resultado do tratamento depende do produto aplicado e cuja duração varia de alguns meses a permanente.
Como reage a pele logo após o tratamento?
Nas zonas injectadas, a pele pode apresentar rubor e inchaço. Estas reacções desaparecem passadas algumas horas. Em caso de uma pele fina, é possível que surja uma nódoa negra durante alguns dias.
Há cuidados especiais a tomar após um tratamento?
Após o tratamento, pode-se usar imediatamente maquilhagem e produtos de cuidados diários da pele e lavar o rosto normalmente. Em alguns casos, convém evitar a exposição directa ao sol.

Fotografia: © Valua Vitaly - Fotolia.com
Agradecimentos: C.O. Van Waveren Hogervorst director médico da Medi-Slim

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.