Ao longo do dia a pele vai perdendo hidratação e frescura, ficando com um aspeto baço, cansado e macilento. Em causa está uma má repartição da água nas diferentes áreas do rosto. Quando o desequilíbrio se instala, certas zonas desidratam. Surgem estrias e linhas finas, a tez fica baça, a pele menos preenchida... A hidratação dinâmica é a promessa de uma nova geração de cuidados de rosto. Os novos cuidados hidratantes têm como objetivo repartir a água pelas diversas camadas da pele e ajudar a epiderme a resistir melhor às agressões quotidianas, como é o caso do excesso de sol, da poluição e do stresse...

Caso contrário, a camada córnea adquire fissuras, os ácidos essenciais ao equilíbrio hídrico alteram-se e a epiderme perde luminosidade e fica com marcas. Para contrariar este fenómeno, os hidratantes de última geração estimulam as aquaporinas, canais pelos quais a água circula, da derme à epiderme. Mas porque é melhor? Este tipo de hidratação não se limita a atuar sobre as células à superfície, como fazem muitos dos hidratantes tradicionais.

Através da estimulação da difusão de água, treinam-se os mecanismos de hidratação da pele. Mas, mais importante, é que estimulando a circulação dos fluidos, assegura-se uma melhor repartição da água em todas as zonas do rosto. Em particular naquelas que têm tendência para afundar ao longo do dia, conferindo um ar cansado, como sucede com as maçãs do rosto, a testa e o contorno dos olhos... Resultado? A pele e os contornos do rosto ficam preenchidos de manhã à noite, com um ar fresco e rejuvenescido.

Como aplicar

Essa é outra dúvida comum. As versões em creme podem ser aplicadas ao longo de todo o ano ou em forma de cura de hidratação, entre duas embalagens do cuidado habitual, para dar volume à pele, seja ela de que tipo for. As versões em sérum devem ser aplicadas antes do cuidado de dia ou de um cuidado específico, nomeadamente de um anti-manchas, de um produto que melhore a saúde dos poros ou de um que combata o rubor, por exemplo. Desta forma, obtém-se um efeito cumulativo de ambos os tratamentos. Esta abordagem funciona melhor porque aumenta a recetividade da pele aos cuidados posteriores.

Aliados dinâmicos

Para obter os efeitos da hidratação dinâmica e repartir a água por todas as zonas do rosto, opte por um dos seguintes cuidados, que se baseiam nesta tecnologia:

-Avène Hydrance Optimale UV Rica

- Vichy Aqualia Thermal Hidratação Dinâmica

- Uriage AquaPrécis Gel Creme Refrescante

- Kiehl's Hydro Plumping Re-Texturizing Serum Concentrate

Texto: Madalena Alçada Baptista

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.