Más práticas de escovagem e de secagem danificam as hastes capilares, fragilizando o cabelo. Pode estar a ter os maiores cuidados com a lavagem e a limpeza do cabelo mas depois, na fase posterior, deitar (quase) tudo a perder. Paula Quirino, dermatologista, indica os cuidados que deve ter depois da lavagem, apontando conselhos e recomendações fáceis de seguir e de adotar em casa. Veja também a lista de conselhos que vão melhorar a sua saúde capilar num ápice.

Escovar o cabelo é importante para a sua saúde?

«Não. A escovagem deve ser a necessária para penteá-lo e nunca deve ser exagerada, para não o tracionar demasiado, uma vez que pode levar ao arrancamento de cabelos, reduzindo a densidade capilar, no caso de o processo se manter ao longo de meses ou anos», defende a dermatologista Paula Quirino.

Que cuidados devo ter ao pentear o cabelo para não o partir?

«A escova deve ser macia, deve aplicar-se sempre um produto leave in (aplica-se no cabelo depois de lavado, sem enxaguamento, sobretudo nas pontas e particularmente com o cabelo molhado) e as máscaras ou condicionadores devem ser utilizados em todas as lavagens», refere a especialista.

Qual a melhor opção para esticar o cabelo, o secador ou a prancha?

«É preferível o secador, que, se for utilizado de forma correta (temperatura morna e a uma distância média de 20 a 30 centímetros), não tem nenhum inconveniente», sublinha a dermatologista. «A prancha, utilizada frequentemente com temperaturas elevadas, danifica a haste capilar, ao criar fissuras na cutícula. O cabelo fica seco, áspero e espigado», critica.

Quero pintar o cabelo, mas tenho medo de o danificar e de ter mais queda. Que cuidados devo ter?

«Pintar o cabelo não interfere na queda. Mas se o fizer, deve, depois, adequar os produtos de higiene e styling para cabelos pintados, uma vez que a haste capilar está mais sensível», afiança Paula Quirino.

Posso usar o secador de cabelo todos os dias?

Sim, «sempre que necessário, mesmo que diariamente», defende a dermatologista. Contudo, Paula Quirino aconselha alguns cuidados na sua utilização:

- Temperatura média

O calor excessivo pode «desencadear oleosidade, prurido e inflamação do couro cabeludo», alerta.

- 20 a 30 centímetros

É a distância a que deve manter o secador do cabelo.

- Produtos leave in de proteção de cutícula

Protegem a haste, evitando que o «cabelo fique baço, quebradiço e espigado», defende a especialista.

Texto: Catarina Caldeira Baguinho com Paula Quirino (dermatologista na ClimelClínica Médica na Figueira da Foz e no Centro de Dermatologia Epidermis no Porto)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.